Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Com participação de governador do Maranhão, Ferrovia Norte-Sul é tema de debate na Expo Municípios

13.08.2019 | | Notícias do Mercado

O governo de Goiás, por meio do secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) Wilder Morais, participou nesta quinta-feira (08/08), de um debate sobre a importância da Ferrovia Norte-Sul na estrutura logística de Goiás e de todos Estados vizinhos, durante o segundo dia de Expo Municípios 2019, no Centro de Convenções de Goiânia.

 

Também participaram da discussão o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), o deputado estadual Vinícius Cerqueira (Pros), o presidente da Federação Goiana dos Municípios Haroldo Naves, o vice-presidente da FIEG Flávio Rassi e o diretor regional do Sesc/Senac Leopoldo Veiga Jardim.

 

Presente na mesa, Flávio Dino, destacou as iniciativas implantadas com o apoio do governo do Maranhão, que integraram estados, a exemplo da formação de três consórcios de governadores – Brasil Central, de Governadores do Nordeste e da Amazônia Legal -, além do Fórum de Governadores do Brasil. O governador destacou, ainda, a potencialidade do Porto do Itaqui, como o maior do Brasil em carga movimentada, que neste ano prevê movimentação de R$ 250 milhões de toneladas em vários tipos de cargas, ultrapassando o ano anterior.

 

“Estamos aqui pelo Nordeste, com muito orgulho, para unirmos esforços. Devemos buscar convergência e união, por isso vim aqui apresentar nosso complexo portuário, o Porto do Itaqui, e dizer da conclusão da Ferrovia Norte Sul, que aproximará os Estados. Tenho dialogado intensamente e prezo o pluralismo político, sem que impeçam o diálogo inter-federativo, nem se dissolvam os laços que unem os brasileiros”, enfatizou Flávio Dino.

 

O secretário Wilder Morais lembrou que a Ferrovia Norte Sul é a “espinha dorsal” do transporte no Brasil. “Com a entrada em operação a mercadoria fretada por esse modal vai ter a redução significativa no preço final”, acrescentou o secretário. Durante o debate foi falado também que, além da Ferrovia Norte-Sul, Goiás poderá contar nos próximos anos com a malha ferroviária que ligará Água Boa, no Mato Grosso, até Campinorte e Mara Rosa. A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), também dará mais condições para o escoamento de grãos e produtos agropecuários produzidos em Goiás.

 

Estande da secretaria

 

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás também está com estande montado no evento. O objetivo da secretaria é apresentar aos visitantes nossos programas de fomento ao empreendedorismo e linhas de crédito para quem quer empreender ou expandir um negócio.

 

Um dos programas de maior sucesso do Governo de Goiás e que está sendo divulgado no Expo Municípios é o “Goiás Empreendedor” lançado recentemente pela SIC e já conta com mais de mil atendimentos à população. As linhas de créditos disponíveis são: Micro Crédito, Crédito Produtivo e FCO (até 100 mil reais). Além dos financiamentos, no estande da SIC é possível obter informações sobre as novidades que serão levadas para as cidades do interior por meio da Caravana do Empreendedor.

 

Expo Municípios 2019

 

A temática central, é o estímulo ao turismo e a exportação de produtos gerados pelo exercício dessas atividades em todos os municípios de Goiás.

 

O evento se propõe a ser um fórum para troca de experiências e um espaço para capacitação dos agentes, por meio de palestras, oficinas técnicas e exposições, contribuindo no fomento das economias locais, com destaque das potencialidades, talentos, cadeias produtivas, cultura e turismo existentes nos municípios, bem como um espaço para apresentação de tecnologias e serviços voltados à administração pública, soluções modernas e práticas.

 

Para isso é oferecida toda estrutura necessária. Pavilhões de estandes, auditórios e salas para realização de palestras, cursos e workshops, proporcionando a oportunidade da troca de experiências, enriquecidas por palestrantes especialistas em cada área.

 

Fonte: Diário de Goiás

Data: 09/08/2019