Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Como será a estação Jardim Julieta da Linha 19-Celeste em São Paulo

07.02.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Blog Metrô CPTM
Data: 06/02/2022

Com uma demanda de aproximadamente 39 mil passageiros diários, a estação Jardim Julieta será bastante robusta contando com quatro vias e quatro plataformas, o poderá ampliar as estratégias operacionais.

Linha 19-Celeste é um dos ramais que está em fase de planejamento pelo Metrô de São Paulo. O trecho inicial que ligará a estação Bosque Maia em Guarulhos até a estação Anhangabaú está com o contrato assinado para a elaboração do projeto básico, essencial para a realização da licitação de obras civis.

Depois de abordar as estações da Linha 19-Celeste no município de Guarulhos, avançaremos para as demais estações no trecho que estão dentro da capital paulista, iniciando pela estação Jardim Julieta que se localiza próximo a divisa entre as cidades.

A estação Jardim Julieta estará localizada no cruzamento entre as Avenidas João Simão de Castro e a Avenida do Poeta. A parada contará com dois acessos principais, sendo o primeiro ao norte nas proximidades da praça Padre João Bosco Penido Bernier, o acesso sul está localizado na Praça do Caminhoneiro.

A implantação da estação Jardim Julieta se justifica pelo atendimento à demanda local, predominantemente residencial. A expectativa de demanda para a estação é de aproximadamente 39 mil passageiros por dia.

O local também possui facilidade de acesso às vias de grande movimento como a rodovia Fernão Dias e a rodovia Presidente Dutra, essas características dão  a estação maior nível de conexão a nível metropolitano, atendendendo não só a demanda local, como a de municípios vizinhos que sejam serviços pelas linhas da EMTU ou por ônibus fretados.

O desafio para a implantação da estação Jardim Julieta é a interferência da rede de alta tensão que passa pelo canteiro central da avenida João Simão de Castro. Pelo fato do método construtivo adotado ser o VCA (Vala a Céu Aberto) pode ser necessário realizar o remanejamento da estação. Este remanejamento deverá ser trabalhado dentro do projeto básico que escolherá a proposta mais viável.

Com uma profundidade estimada em 19 metros, a estação Jardim Julieta será uma estação única no Metrô. Isso porque a estação deverá contar com quatro vias e quatro plataformas (duas ilhas). Isso possibilitará a adoção de estratégias operacionais que viabilizem uma maior fluidez na linha.