Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Conheça mais sobre o APM Auster, People Mover do Aeroporto de Guarulhos

24.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metro CPTM
Data: 23/03/2022

Denominado como “Veículo Geração 6”, o APM Auster, nome oficial do produto, foi fruto de uma parceria entre a Aeromovel e a Marcopolo. O novo veículo adota o design interno e externo da tradicional fabricante de ônibus com a tecnologia de tração sustentável da Aeromovel.

Dentre as principais características técnicas destaca-se o número de passageiros transportados e o nível de ocupação. O APM terá capacidade para transportar até 282 passageiros com taxa de ocupação de 6 passageiros/m².

No total a composição possuirá 42 assentos, sendo que os mesmos poderão ser customizados para cada tipo de solução. Os veículos possuem um total de oito portas com 1,75m de largura por 1,93 de altura. Duas saídas de emergência nas extremidades do veículo com 1,31m de largura por 1,835 de altura.

Além disso, o veículo também possui sistemas de emergência interno e externo em todas as suas portas. Um sistema de refrigeração por ar condicionado será implantado para promover o conforto térmico dos passageiros. O veículo terá ainda total acessibilidade e contará com um sistema de informação e entretenimento ao passageiro.

A tecnologia de tração aplicada no APM é bastante diferente dos que se vê comumente na ferrovia. As composições se movimentam através de propulsão pneumática por meio da interação entre o ar soprado por ventiladores estacionários e uma placa fixa ao veículo.

Dentre as principais características da tração do APM está a passividade do material rodante, ou seja, o mesmo não possui qualquer tipo de motorização, sendo totalmente tracionado por meio externo, o que lhe confere leveza sem igual.

Os ventiladores estacionários ficam instalados nas estações e são acionados através de motores elétricos. O controle destes motores é feito através de inversores de frequência.

A velocidade máxima da composição é de até 80 km/h sendo que sua capacidade de transporte pode atingir até 30 mil passageiros/hora/sentido. O baixo peso do veículo permite uma melhor eficiência energética que, segundo o fabricante, é de 19 Wh por passageiro/km.

O sistema não emite poluentes e propicia um alto nível de conforto devido a diminuição do ruído e também das taxas de aceleração e frenagem consideradas suaves.

Em termos de segurança, o APM Auster possui sistemas redundantes, geradores que garantem o funcionamento do sistema em caso de queda de energia e um sistema que protege contra descarrilamentos.

Neste último caso, devido a ancoragem do veículo com a viga elevada as chances de incidentes desta espécie são minimizadas. A possibilidade de colisão é outro destaque, já que os veículos são impedidos de colidir devido a presença das placas de propulsão.

A previsão é que as obras do People Mover sejam iniciadas pelo consórcio AeroGRU nas próximas semanas, com conclusão até o final de 2023.