Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM contratará empresa para realizar a supervisão da implantação do CBTC nas Linhas 10 e 11

20.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 17/06/2022

A CPTM abriu recentemente licitação para contratar serviços de supervisão no projeto, fornecimento e instalação do sistema de sinalização CBTC e de Telecomunicações nas Linhas 10-Turquesa e 11-Coral.

Atualmente ambos os ramais operam com um sistema de sinalização mais antigo que funciona com base em blocos fixos, o Automatic Train Control (ATC). O sistema atual oferece segurança à operação, mas possui limitações quanto a quantidade de trens que podem ser usados de forma simultânea no carrossel.

O sistema CBTC, sigla para Communication Based Train Control,  permitirá a diminuição das distâncias dos chamados circuitos de via, além do automatismo total dos trens, conferindo maior desempenho operacional. A diminuição dos intervalos programados e aumento da oferta de trens é outra grande vantagem do novo sistema.

A modernização do sistema de telecomunicações poderá prover, entre outras melhorias, aumento na quantidade e qualidade de dados a serem transmitidos e a possibilidade de implantação de sistemas remotamente controlados a partir do CCO.

A empresa responsável pela supervisão deverá realizar a análise, controle e gestão de todas as atividades referentes à implantação dos sistemas, atuar em ações preventivas para a redução do impacto ambiental dos projetos e apresentar mensalmente relatórios gerenciais do progresso das obras em termos físicos e financeiros.

O prazo para a execução dos serviços será de 36 meses a partir da data de início estabelecida em ordem de serviço. O orçamento para a supervisão da implantação do CBTC e do sistema de telecomunicações é de R$ 18,4 milhões.