Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM pretende retomar projeto da Linha 14-Ônix

07.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Via Trolebus
Data: 03/03/2022

O projeto da Linha 14-Ônix da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM é conhecido como um meio de transporte sobre trilhos ligando o ABC Paulista em Santo André, até Guarulhos, no eixo formado por vias importantes como a Jacu-Pêssego.

A linha tinha ficado esquecida, inclusive em mapas da rede futura, mas um documento da operadora na qual o Via Trolebus teve acesso mostra que o projeto poderá renascer, mas não na atual gestão. Representantes do Estado já inúmeras vezes afirmaram que o foco é entregar as obras em andamento.

A decisão de tirar do papel o novo eixo de transporte ficará com o próximo governo, e a nova linha poderá ter mudanças, a depender de novos estudos. “Revisar dados de demanda, diretrizes do traçado e modal de atendimento” e “realizar levantamento aerofotogramétrico” aparecem descritos no documento.

Sobre o modal de transporte, já foi cogitado um veículo leve sobre trilhos – VLT e um monotrilho. Sobre o que já foi estudado, o projeto funcional elencou 28 paradas ou estações para um rota de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT. A possível nova linha serviria como uma ligação perimetral e atenderia regiões importantes da Zona Leste de São Paulo.