Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Deixar assento livre no Metrô e Trem é a atitude mais gentil, aponta pesquisa

17.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Via Trolebus
Data: 17/11/2022

Campanhas de conscientização no transporte coletivo podem mudar comportamento dos usuários, e a disponibilização de assentos para quem mais precisa é um exemplo.

Uma pesquisa feita por empresas de mobilidade do grupo CCR aponta que a maior parte dos passageiros espera este tipo de comportamento de quem utiliza o transporte de massa.

A ViaQuatro e a ViaMobilidade realizaram o levantamento “Gentileza na Mobilidade”, e deixar o assento preferencial livre foi a iniciativa mais destacada no levantamento (71,9%). Já a disposição de oferecer o assento não prioritário nos transportes públicos coletivos para pessoas prioritárias, aparece em segundo lugar com 64,8%, como idosos a partir de 60 anos, gestantes e passageiros com criança de colo, com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Outras atitudes que apareceram como destaque na pesquisa:

? esperar os outros passageiros desembarcarem do trem ou do metrô para entrar (54,4%);
? não jogar lixo nos trens e estações (39%);
? manter a esquerda livre na escada rolante (36,6%);
? manter as portas dos trens livres (35%).

Foram ouvidos mais de 2 mil passageiros entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro, nas linhas de São Paulo operadas pelas concessionárias, além do VLT Carioca, no Rio de Janeiro; e na CCR Metrô Bahia.

“Queremos incentivar a gentileza e o respeito ao próximo na mobilidade e esse levantamento nos traz informações importantes, que serão utilizadas para fortalecer nossas campanhas de comunicação e engajamento, além da orientação de nossas equipes, sempre considerando a importância da promoção de atitudes gentis no transporte” afirma Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade.