Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Dep. Hildo Rocha: Modernização do transporte de cargas e passageiros contribui para diminuir o Custo Brasil

12.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Rádio Câmara]Data: 09/05/2022

 

A mobilidade, tanto nos grandes centros quanto no transporte intermunicipal ou entre estados, é considerada por Hildo Rocha (MDB-MA), novo presidente da Comissão de Viação e Transportes, como um dos grandes problemas do país, devido a falhas na manutenção da malha rodoviária e à falta de investimentos em ferrovias e em estruturas aquaviárias.

O parlamentar observa que as deficiências nas rodovias do país provocam atrasos na entrega dos produtos, especialmente pelas dimensões do país, aumentando os custos do transporte de cargas e causando desconforto a empresas e consumidores pela demora na entrega de encomendas e estoques.

Por outro lado, Hildo Rocha lembra que o Congresso Nacional recentemente modificou a legislação no que diz respeito à concessão de rotas ferroviárias à iniciativa privada, através de autorização para exploração dos serviços e projetos de modernização e ampliação da malha ferroviária, mas ressalta que o resultado dos investimentos não é imediato.

Já no que se refere ao transporte urbano, o parlamentar aponta que há vários projetos já em tramitação no colegiado, inclusive com relatores definidos. Ele defende a criação de um marco legal para o transporte urbano de passageiros, com a utilização de novas tecnologias, aumentando o conforto dos usuários e diminuindo os custos.