Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Doria aceita pedido de demissão de Baldy da secretaria dos Transportes Metropolitanos

18.10.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 18/10/2021

O governador João Doria confirmou por meio de sua assessoria no início da tarde desta segunda-feira, 18 de outubro de 2021, que aceitou o pedido de desligamento do Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Como mostrou o Diário do Transporte ainda na manhã, Baldy é filiado ao Progressistas e pediu demissão do cargo para disputar o Senado por Goiás, após um pedido do ministro da Casa Civil do governo do presidente Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, que comanda o partido.

“Alexandre Baldy foi competente, dedicado e inovador à frente da Secretaria de Transportes Metropolitanos. Deixa amigos e um grande legado com sua atuação”, afirmou Doria, por meio de nota.

“Gratidão por terem confiado em minha pessoa e conseguirmos entregar dignidade e respeito a milhões de trabalhadores que, diariamente, gastam tempo de suas vidas dentro da estrutura da STM. Foi em meio a minha gestão que passamos por um dos maiores desafios da humanidade, vencendo dia a dia na luta contra o coronavírus, sempre tomando atitudes pioneiras e copiadas dos demais sistemas de transportes sobre trilhos do mundo todo”, destacou Baldy em carta enviada ao Governador João Doria e ao Vice-Governador Rodrigo Garcia.

O cargo foi assumido pelo então secretário-executivo dos transportes metropolitanos Paulo Galli de forma temporária, confirmou a assessoria do Governador.

NA GESTÃO DORIA

Político do Estado de Goiás, Alexandre Baldy foi nomeado pelo governador João Doria como secretário de Transportes Metropolitanos da gestão que começou em 1° de janeiro de 2019.

Antes, o mais próximo que chegou da área de mobilidade como gestor público, foi no cargo de ministro das Cidades, quando foi empossado pelo então presidente Michel Temer, em 22 de novembro de 2017. Na pasta, entre outras funções, aprovava ou não financiamentos do Governo Federal e projetos para a área de mobilidade, como corredores de ônibus BRT (Bus Rapid Transit), VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) e metrô.

No dia 06 agosto de 2020, Baldy chegou a ser preso pela Operação Dardanários, um desdobramento da Operação Lava-Jato.

No dia 08 de agosto de 2020, o ministro do STF – Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, atendeu pedido da defesa de Baldy e soltou o secretário, que se licenciou no mesmo dia da prisão.

Segundo as investigações, Alexandre Baldy teria recebido R$ 2,6 milhões em propinas de dirigentes da organização social Pró-Saúde e da empresa Vermute, somente de 2014 a 2018.

O MPF diz que identificou ainda diversas mensagens trocadas entre um ex-funcionário da Pró-Saúde, que se tornou delator, e Alexandre Baldy e Rodrigo Dias. Tais diálogos, na visão da promotoria, demonstram a interferência prometida e os encontros ocorridos para a entrega do dinheiro. Também foram identificadas várias ligações telefônicas entre os acusados nas mesmas datas que teriam ocorrido os crimes

O ex-secretário sempre negou as acusações.

No dia, 25 de maio de 2021, a Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o processo contra o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, fique na Justiça Eleitoral de Goiás.

Com isso, acabou a chance de o processo voltar para a 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, sob responsabilidade do juiz Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava-Jato.

Ainda em maio de 2021, o MPE de GO (Ministério Público do Estado de Goiás) pediu arquivamento de investigação contra Baldy.

Frente à pasta dos transportes, Baldy esteve à frente de ações ora positivas, ora polêmicas, como:

– Concessão à iniciativa privada das lingas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)

– Extinção gradual das bilheterias das estações da CPTM e Metrô

– Reintegração de posse com leilão à iniciativa privada do terreno usado como sede do Sindicato dos Metroviários, depois o Governo do Estado voltando atrás

– Retomada das obras da linha 06 Laranja de Metrô (São Joaquim/Vila Brasilândia)

– Fim do projeto de monotrilho da linha 18-Bronze do ABC para a construção de um BRT (Bus Rapid Transit) e reformulação das linhas com uma única SPE (Next Mobilidade) assumindo todas as ligações

– Retomada e inaugurações de estações da linha 15-Prata de monotrilho

– Retomada das obras da linha 17-Ouro de monotrilho

– Extensão da linha 9-Esmeralda da CPTM para Varginha, no extremo Sul de São Paulo

– Renovação da frota da linha 10-Turuesa da CPTM por trens mais novos após a “aposentadoria” dos trens espanhóis fabricados em 1974.

SOBRE BALDY

O secretário assumiu a Pasta aos 38 anos. Formado em Direito pela PUC-GO, Alexandre Baldy de Sant’anna Braga é industrial, produtor rural e empreendedor.

Também foi secretário de Indústria e Comércio do Governo de Goiás, de 2011 a 2013 e eleito Deputado Federal por Goiás em 2014.

Também presidiu a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados; liderou a bancada do Podemos e foi Ministro de Estado das Cidades no governo de Michel Temer.