A partir deste sábado, 07 de setembro de 2024, em todos os sábados, os trens do monotrilho da linha 15-Prata, da zona Leste de São Paulo, passam a funcionar de forma 100% automatizada, sem a intervenção dos OTs (Operadores de Trens). Entretanto, nesta fase de transição, os profissionais continuam embarcados nas composições.
Os trens do monotrilho operam desde o início, há dez anos, sem a figura de um “condutor” presente numa cabine fechada, como ocorre, por exemplo, nas linhas estatais de metrô de maior capacidade: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
No entanto, sempre há um funcionário da operação fisicamente nos trens da linha 15-Prata.
Como mostrou o Diário do Transporte, desde 18 de agosto de 2024, aos domingos, os trens do monotrilho já operam automaticamente.
Assim, o monotrilho vai circular desta forma em todos os fins de semana completos.
O Metrô de São Paulo considerou, até o momento, as operações bem sucedidas.
Com este tipo de funcionamento, a estatal promete mais trens na linha e diz que funcionamento é seguro porque faz parte da tecnologia original do sistema.
PRÓXIMOS PASSOS:
Depois de analisados os resultados dos fins de semana, o Metrô declarou que pretende ampliar as operações automatizadas para os dias úteis, inicialmente fora dos horários de pico.
Em seguida, todos os dias, durante todo o horário de operação comercial, a linha 15-Prata não terá mais os operadores controlando os trens. Mas o Metrô promete que não haverá demissões.
Segundo a estatal, uma parte do quadro de operadores de trens vai continuar na própria linha em atendimento remoto nas estações e centro de controle, enquanto outros trabalhadores serão realocados para as demais linhas do Metrô.
Com isso, pela promessa da Companhia, o número de trens da Linha 15-Prata também deverá aumentar gradativamente e será possível ter mais agilidade nas estratégias de operação.
Entidades como a Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários) veem com preocupação a medida e acreditam que não é a opção mais segura para os passageiros retirar os operadores de dentro dos trens do monotrilho.