Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Em BH, ministro da Infraestrutura fala sobre leilões da BR-381 e do metrô

13.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Estado de Minas
Data: 10/10/2022

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, prometeu nesta segunda-feira (10/10), em Belo Horizonte, que vai entregar parte da duplicação da BR-381 até o fim de outubro. A declaração foi feita durante uma reunião com o governador Romeu Zema (Novo).

“A gente tem aqui no estado uma obra emblemática que é a duplicação da BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares, e nós vamos entregar na última semana deste mês. Uma rodovia difícil para a engenharia e complexa em termos de solução”, declarou o ministro.

A BR-381 também foi tema da coletiva do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesse domingo (9/10), quando o petista promoveu um ato de campanha na capital mineira.

“Essa estrada que foi começada no governo da Dilma, porque nós fizemos ela até Belo Horizonte, depois ela ia até Governador Valadares. […] Foi feita licitação para fazer o trecho na chamada ‘estrada da morte’, uma empresa espanhola ganhou a concessão e depois essa empresa desistiu”, explicou Lula ao se referir à ex-presidente petista.

De acordo com Sampaio, o leilão para a duplicação do trecho restante da rodovia vai acontecer até a última semana de dezembro. Ele revelou ainda que pretende publicar, nos próximos 15 dias, o edital para o projeto da BR-262, no sentido Espírito Santo.

Metrô

Apesar de não citar o metrô de Belo Horizonte na lista de projetos de infraestrutura para o setor de transporte, o ministro falou sobre o tema ao ser perguntado na coletiva de imprensa.
“Foram repassados R$ 2,8 bilhões pelo governo federal para que a gente pudesse ter um cenário de viabilidade econômica e financeira por parte do projeto e com ela privatizada haverá a concessão para que seja explorada e construída a segunda linha do metrô”, declarou.
O edital para a concessão foi publicado em setembro pelo governo do estado e está previsto para ocorrer em 22 de dezembro, na B3, em São Paulo.
A vencedora do leilão será responsável pela gestão, operação e manutenção da rede, incluindo a Linha 1 (Novo Eldorado-Vilarinho) e Linha 2 (Nova Suíça-Barreiro). A rede de transporte metroviário em Minas Gerais, atualmente, atende a capital mineira e Contagem, compreendendo 19 estações e 28,1 km de extensão.