Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

EMTU admite rever prazo para o fim das obras do VLT em Santos

12.12.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: A Tribuna
Data: 11/12/2022

Dois anos e três meses após o início das obras, a segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará a Linha 1 (Barreiros-Porto) ao Terminal Valongo e cuja previsão inicial de entrega era de 30 meses (março de 2023), apresenta atualmente apenas 32% das obras prontas. Assim, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), já admite rever os prazos de conclusão.

“O cronograma de entrega do segundo trecho do VLT está em reavaliação para ser adequado às novas intercorrências surgidas no decorrer das obras”, afirmou a EMTU, em nota.

O panorama não mudou muito nos últimos dois meses. A Tribuna trouxe, em setembro deste ano, a informação de que 26% das obras estavam concluídas.

Em abril deste ano, um encontro entre o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), o secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, e o diretor-presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve, acenava para a entrega de parte dos trabalhos e entre novembro e dezembro, de modo que não prejudicasse o período das compras de Natal.

De acordo com a empresa, continuam os serviços na Rua Campos Mello, onde estão sendo atendidas as demandas da Associação dos Comerciantes e Moradores da Campos Mello (Amocam) para realização de serviços de melhoria na drenagem superficial.

“Essas obras possibilitam o escoamento da água acumulada na superfície, o que inclui entradas de casas e edifícios”, explica a empresa. Ela garante, ainda, constante diálogo com moradores e comerciantes da região.

A próxima etapa prevê a continuação do remanejamento das redes de esgoto de todo trecho e melhorias do sistema de drenagem para, em seguida, receber a superestrutura da via permanente capaz de suportar o deslocamento do VLT.

Segundo a CET-Santos apenas dois cruzamentos da Rua Campos Mello (com a Rua Luiza Macuco e a Rua Lowndes) estão interditados por conta das obras do VLT e ambos foram liberados, conforme acordado com moradores e comerciantes, até o próximo dia 20.

O segundo trecho o VLT terá 8 km de extensão e 12 estações, com capacidade para transportar 35 mil pessoas/dia, entre a Linha 1 (terminais Porto e Barreiros) e o terminal Valongo. O investimento do Governo do Estado nas obras desta segunda fase é de R$ 236,5 milhões.

Estações

Ainda de acordo com a EMTU, estão em execução obras nas estações Carvalho de Mendonça, Universidades I e Universidades II. Os trabalhos das demais estações serão executadas conforme a evolução da frente de obra no local.

A Prefeitura de Santos informa que “não estão previstas interdições quanto à implantação das estações, mas apenas ocupação parcial de via, caso necessário. Isso porque os pontos de parada dos trens serão instalados em áreas de canteiros de vias pelas quais passará a linha”.

Prefeitura tenta reduzir reflexos e impactos

Segundo a Prefeitura de Santos, há um acompanhamento dos serviços de responsabilidade do Governo Estadual com foco nos reflexos na Cidade e moradores.

A Secretaria Municipal de Governo, com apoio da CET-Santos que responde pela sinalização dos locais em obra e acompanha os serviços, mantém diálogo constante com representantes de comerciantes e moradores dos pontos impactados pela construção do novo trecho do VLT, que contempla serviços de grande impacto como restruturação da drenagem, repavimentação de pista e reforma de calçadas.

“Para auxiliar a EMTU a cumprir os prazos dos serviços, o Executivo propôs e o Legislativo aprovou a Lei Complementar 1.162, que autoriza a execução dos trabalhos até as 22 horas nos dias úteis e, aos sábados, até as 18 horas. A Administração também estabeleceu como norma a prévia divulgação de trechos interditados, por meio de panfletos, aos moradores e comerciantes da região, além da publicação no Diário Oficial”, argumenta a Prefeitura.

A CET também disponibiliza as informações no aplicativo Waze, visando facilitar os deslocamentos pelas áreas com obras. A companhia ainda mantém o tráfego nesses locais sob monitoramento e, sempre que necessário, direciona agentes para operação.

ns serão instalados em áreas de canteiros de vias pelas quais passará a linha”.