Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

EMTU aumenta em R$ 18,8 milhões contrato com a Queiroz Galvão para obras do segundo trecho do VLT da Baixada Santista

04.11.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 30/10/2021

O contrato com a construtora Queiroz Galvão para o início das obras do segundo trecho do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista, assinado com o governo do Estado de São Paulo em julho de 2020, recebeu um aditivo no valor de R$ 18,8 milhões, o que representa um acréscimo de 8,63%.

O Extrato do termo foi publicado pela EMTU, que gerencia o sistema de transporte metropolitano, no Diário Oficial do Estado deste sábado, 30 de outubro de 2021.

Como mostrou o Diário do Transporte, o governador de São Paulo, João Doria, assinou o contrato no valor de R$ 217,7 milhões em junho de 2020.

A extensão, que já deveria estar pronta, vai da avenida Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, em Santos, com oito quilômetros e 14 estações acessíveis, passando as ruas Campos Mello, Doutor Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, São Bento, Amador Bueno, Constituição, Luiz de Camões e a Avenida Conselheiro Nébias.

Conforme a publicação, houve um acréscimo nos valores de 10,96% e ao mesmo tempo uma supressão de 2,33% o que finaliza um aumento no custo da obra de 8,63%.

O governador João Doria autorizou o início das obras quase três meses após assinar o contrato, no dia 24 de setembro de 2020.

No ato presencial, realizado na Baixada, Doria afirmou: “O VLT, já na obra, vai modificar o perfil desta região. São intervenções urbanizadoras e recuperadoras, sem prejuízo dos valores históricos que serão preservados na área central de Santos. Ao ser entregue, o VLT vai revitalizar a região central da cidade e unir vários pontos turísticos, de serviço e de trabalho. Essa é uma das maiores obras de todo o litoral de São Paulo”.

A OBRA

A Construtora Queiroz Galvão venceu a Concorrência e assinou o Contrato com a EMTU/SP no dia 06 de julho 2020.

A Licença de Instalação (LI) foi emitida pela CETESB em 15 de setembro de 2020 e a Ordem de Início das Obras foi emitida em 24 de setembro daquele ano.

As desapropriações custaram aproximadamente R$ 19,3 milhões e já foram realizadas as imissões na posse das desapropriações previstas.

Essa ligação terá 8 km de extensão e 14 estações de embarque. A estimativa é de que com a construção desse trecho o VLT passe a transportar 70 mil passageiros por dia.

Os sistemas e subestações de fornecimento de energia já estão contratados para esta ligação e os veículos já estão disponíveis para a futura operação. (Fonte: Governo de SP)