Ferrovias em MG 1
O governo de Minas Gerais prepara um decreto para regulamentar os investimentos privados em ferrovias de pequeno porte no Estado, as chamadas “short lines”. A previsão é que as normas sejam publicadas em fevereiro, segundo Fernando Marcato, secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade. “As ‘short lines’ são linhas menores, com custo de operação mais baixo e que deverão ser assumidas pelos donos da carga. A ideia é que esses produtores tomem o risco do empreendimento”, explica ele. A ideia é delegar ramais que hoje estão sem utilização, em um regime de autorização, e não de concessão, como é feito no caso dos grandes corredores ferroviários federais.
Ferrovias em MG 2
O estado calcula que o potencial de novos investimentos nesses ramais ferroviários chega a R$ 40 bilhões, sendo R$ 30 bilhões para vias destinadas à movimentação de carga e outros R$ 10 bilhões no transporte de passageiros. Porém, nem mesmo o governo acredita que todas essas linhas sejam viáveis economicamente, segundo Marcato. A avaliação é que, em um cenário conservador, 10% dos investimentos sejam possíveis. O cenário-base prevê que 30% do montante saia do papel. O secretário citou como exemplo um ramal ferroviário entre o terminal seco na cidade de Varginha e o município de Cruzeiro. Segundo ele, já haveria interesse privado para operar o trecho.
Fonte: Valor
Data: 14/01/2021