15.02.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Olhar Direto
Data: 11/02/2024
A proposta da Ferrogrão busca ligar as regiões Norte e Centro-Oeste com cerca de 900 quilômetros de extensão de trilhos, atravessando parte de Mato Grosso e do Pará, impulsionando o escoamento da produção do Brasil Central via Arco Norte. O subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, enfatizou a importância de abordar o assunto a partir de perspectivas diversas: “Ampliar o debate é importante para construir caminhos e enfrentar os desafios.”
Durante o encontro, a Infra S.A apresentou propostas baseadas em contribuições encaminhadas por membros do grupo de trabalho, visando o aprofundamento dos estudos socioambientais da Ferrogrão. Participaram do evento integrantes dos ministérios dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente e Mudança Climática, Funai, Iphan, Ipea, Ministério Público Federal, CGU, ANTT e Infra S.A.
Representantes da sociedade civil também estiveram presentes, incluindo membros da Rede Xingu+, Associação Terra Indígena Xingu (Atix), Instituto Ambiental Augusto Leverger, Associação Indígena Apiaká Iakunda’y de Pimental, Movimento BR-163 Sustentável e Grupo de Mulheres de Trairão (PA).
O grupo de trabalho da Ferrogrão foi criado em outubro de 2023 para discutir os aspectos de viabilidade da EF-170 e facilitar o diálogo entre as partes envolvidas.