06.06.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Agência iNFRA
Data: 03/06/2024
A classificação da Ferrogrão como prioridade dois em vez de um, conforme apresentado pelo Ministério dos Transportes e pela Infra S.A., foi alvo de críticas por parte dos participantes da audiência pública de planos setoriais rodoviário e ferroviário que compõem o PIT (Planejamento Integrado de Transportes).
O evento foi realizado na última terça-feira (28), na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Leia aqui o PSTR (Plano Setorial de Transporte Rodoviário), o PSTF (Plano Setorial de Transporte Ferroviário) e o PIT, que consideram uma carteira de empreendimentos para o setor até 2035. Assista à transmissão neste link.
O representante da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), Daniel Furlan, defendeu que, tanto sob a ótica da demanda como da integração, o projeto da ferrovia deveria ser classficado como prioridade um pela pasta. O consultor independente Thomas Aquino também reclamou da Ferrogrão não ser prioridade no planejamento.
“Primeiramente, [quero] parabenizar o trabalho e torcer para que nenhum detrator da Ferrogrão esteja presente, porque se nem o ministério colocou a Ferrogrão na prioridade 1, o que dirão os outros?”, ironizou. “Estou há 47 anos no mercado e vejo com dificuldade não ver a Ferrogrão como uma prioridade.”
Já o vice-presidente do Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), Massimo Giavina, defendeu, por sua vez, a relevância da ferrovia EF-354, ferrovia que ligaria o Brasil aos portos peruanos. Também representando o Simefre e a ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Nilton Prascidelli lamentou que o plano apresentado não tenha considerado o transporte de passageiros neste primeiro ciclo. Leia mais