14.07.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Assessoria Alstom
Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, realiza a entrega do primeiro trem da Linha-6 Laranja. Ele é parte da frota de 22 trens de seis carros produzidos na sua unidade industrial da Alstom localizada na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Cada trem terá capacidade para transportar até 2.044 passageiros e alcançar até 90 quilômetros/hora. A expectativa é de que a linha transporte cerca de 630 mil passageiros por dia.
Fabricadas em aço inoxidável e destacadas pela cor Laranja, que reforça o nome e a identidade da linha, as novas composições são mais leves se comparadas com os modelos fabricados em aço carbono, tem menor consumo de energia elétrica e layout desenvolvido para oferecer uma melhor experiência aos passageiros. Outra característica dos trens é a resistência: as estruturas das composições têm durabilidade de mais de 40 anos.
O projeto de engenharia dos trens contou com o uso do Lab 4.0 da Alstom, um laboratório de realidade virtual que utiliza tecnologia avançada para simular uma experiência realista dos trens em ambiente virtual, de modo a antecipar eventuais ajustes técnicos. O processo possibilita um olhar detalhado sobre diversos aspectos, tais como o formato dos assentos, altura de pega mão, itens de segurança, bem como a posição do motor e de outros componentes.
“A Alstom é líder em mobilidade ferroviária no Brasil há 70 anos e este projeto comprova que continuamos investindo e inovando neste mercado vital”, diz Suely Sola, Diretora Geral da Alstom Brasil. “Estamos muito orgulhosos de ter a Linha 6-Laranja em nosso portfólio. Esse projeto é um marco na mobilidade urbana da América Latina e reforça nosso compromisso com o Estado de São Paulo e com o Brasil. Seguimos dedicados a oferecer soluções de transporte público que sejam eficientes, seguras e de alta qualidade. A iniciativa também contribui para um sistema mais sustentável e para a melhoria da qualidade de vida, especialmente dos estudantes que usarão a linha”, afirma Suely.
“A chegada do primeiro trem ao Pátio Morro Grande nos dá a certeza de que a operação da Linha 6 está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Foi mais um marco importante para o Projeto, para o bairro da Brasilândia e para toda a cidade de São Paulo. A mobilidade avança e estamos orgulhosos de fazer parte desse momento histórico”, diz Jaime Juraszek, CEO da Concessionária Linha Uni.
Apelidada de “linha das universidades”, a Linha 6-Laranja vai conectar ao menos sete instituições de ensino superior da capital paulista, além de escolas localizadas nas proximidades da Avenida Paulista. Uma pesquisa realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em 2022, apontou que mais de 40% das viagens que devem ser realizadas pela Linha 6 envolverão em seu itinerário a chegada ou partida nesta origem-destino. Do total de passageiros previstos para utilização da nova linha, grande parte deve ser composta por pessoas de 18 a 24 anos, de perfil universitário.
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia. Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pela ACCIONA, atualmente com geração de mais de 10 mil empregos. Depois de finalizada, a linha será operada pela Concessionária por 19 anos.
Alstom Taubaté
Inaugurada em 2015, a unidade industrial da Alstom em Taubaté é centro de excelência em produção de carros em aço inoxidável e está estrategicamente instalada em um polo industrial, ao lado de duas importantes rodovias do país, a Dutra e a Carvalho Pinto, e próxima ao Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina.
A unidade foi responsável pela produção de 27 carros Citadis para o VLT do Rio de Janeiro, que foram fabricados em tempo recorde para as Olimpíadas de Verão no Brasil, demonstrando a agilidade, o comprometimento e o foco no cliente da Alstom. O projeto foi o segundo no mundo a ter um sistema 100% livre de catenária. Após a conclusão do contrato do VLT, a fábrica também produziu os carros NS16 para o Metrô de Santiago, no Chile.
Em novembro de 2022, a Alstom inaugurou a ampliação da unidade após um investimento de R$ 100 milhões que faz parte da estratégia de crescimento da companhia após a assinatura de seis contratos nacionais e internacionais. Desde então, mais de 170 trens (mais de 940 carros) estão sendo produzidos pela Alstom em Taubaté para as cidades de São Paulo (Brasil), Santiago (Chile), Taipei (Taiwan) e Bucareste (Romênia), destacando a capacidade da instalação de contribuir para projetos de mobilidade em nível global.
Alstom Brasil
Presente no Brasil desde 1955, a Alstom tem participado ativamente no desenvolvimento da infraestrutura e da mobilidade no país, promovendo progresso social e respeitando o meio ambiente. Líder em mobilidade ferroviária no mercado brasileiro, a empresa também é a maior em base instalada de sinalização na América Latina, com mais de 6000 km de linhas sinalizadas e mais de 2000 equipamentos de bordo em operação.
A Alstom promove a mobilidade por meio de todas as linhas de produto do transporte ferroviário, entregues às principais operadoras de passageiros no Brasil, como em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Brasília (DF). A produção de material rodante e os sistemas de controle e sinalização, responsáveis pela movimentação segura dos trens, também estão presentes no desenvolvimento de projetos de mobilidade para outros países na América Latina e ao redor do mundo, como África do Sul, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Romênia e Taiwan.
Sobre a Alstom
A Alstom se compromete em contribuir para um futuro com baixa emissão de carbono, desenvolvendo e promovendo soluções de transporte inovadoras e sustentáveis que proporcionem uma experiência agradável aos usuários. De trens de alta velocidade, metrôs, monotrilhos, VLTs, a sistemas turnkey, serviços, infraestrutura, sinalização e mobilidade digital, a Alstom oferece aos seus diversos clientes o portfólio mais amplo do setor. Presente em 63 países e com uma equipe de mais de 86.000 pessoas de 184 nacionalidades, a empresa direciona suas habilidades em design, inovação e gestão de projetos para onde as soluções de mobilidade são mais necessárias. Listada na França, a Alstom gerou vendas de €18,5 bilhões no exercício encerrado em 31 de março de 2025.