15.09.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Folha S. Paulo Data: 13/09/2025
O Metrô de Teresina projeta inaugurar no ano que vem uma nova estação, ampliar a rede metroferroviária e utilizar três novos trens para o transporte de passageiros.
Apesar de o Piauí ter uma participação modesta no mapa de metrôs e trens urbanos no país, com 13,5 quilômetros dos 1.137,5 existentes, ele apresentou crescimento de 51,2% no total de passageiros transportados no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento é atribuído à instituição da tarifa zero, em vigor desde janeiro.
Um levantamento do cenário metroferroviário no país divulgado nesta semana pela ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) mostra que a primeira etapa da modernização da linha 1 do metrô deverá estar pronta no ano que vem, mesmo ano em que deve inaugurar uma expansão.
A criação da estação Todos os Santos fará com que o sistema ganhe 2,5 quilômetros de trilhos, chegando a 16 quilômetros no total. O sistema no Piauí é operado pela CFLP (Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí), que também atua em terminais de transbordo e portuários.
Para a ampliação prevista para o ano que vem, foi fechado um contrato entre a CFLP e a Marcopolo Rail para o fornecimento de três trens urbanos Prosper, que recentemente também teve duas unidades entregues para a EFE Trenes de Chile. No país, eles serão utilizados na rota interurbana de passageiros Talca-Constitución, de 88 quilômetros de extensão.
Segundo a Marcopolo, o metrô no Piauí terá duas composições com dois carros de passageiros e uma com três carros. O modelo Prosper City tem embarque em plataforma elevada de 1,10 m e capacidade de transportar até 560 passageiros na versão com três carros.
O Brasil fechou o ano passado com 1.137,5 quilômetros de trilhos, somente 4,1 quilômetros a mais do que no ano anterior. As obras no Piauí estão dentro de um pacote que inclui o surgimento de mais de cem estações e 112 quilômetros de trilhos nos próximos cinco anos no país.
Os sistemas em operação no país são administrados por 16 empresas —nove concessionárias e sete do setor público—, que possuem 49 linhas de metrôs, trens urbanos, VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), monotrilho e APM (Automated People Mover), em 11 estados e no Distrito Federal.