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BNDES projeta 94 km de metrô e 107 km de VLT no Rio

03.11.2025 | | Notícias do Mercado

Fonte: Via Trolebus
Data: 31/10/2025

Um estudo nacional prevê que novos projetos de mobilidade urbana em todo o país poderão evitar a emissão de cerca de 3,1 milhões de toneladas de gás carbônico por ano até 2054. O volume corresponde à capacidade de absorção de carbono de uma área de 6,2 mil km² da Floresta Amazônica, o equivalente a quase cinco vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.

Os dados fazem parte do 5º Boletim Informativo do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), desenvolvido pelo Ministério das Cidades em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A análise elencou projetos que podem receber investimentos a médio e longo prazo.

O levantamento identificou 187 projetos voltados à ampliação e modernização do transporte público de alta e média capacidade nas 21 maiores regiões metropolitanas do Brasil. Além do impacto ambiental, o estudo projeta uma redução significativa nas mortes no trânsito, estimando cerca de 8 mil ocorrências anuais até 2054, além de melhorias no acesso a empregos, serviços e diminuição de 10% no custo médio da mobilidade urbana.

“O Brasil está se preparando para enfrentar as mudanças climáticas com ações que combinam sustentabilidade, mobilidade e inclusão social”, destacou o ministro das Cidades, Jader Filho.

O conjunto de intervenções e obras previstas no ENMU totaliza R$ 430 bilhões em investimentos: sendo R$ 230 bilhões destinados a metrôsR$ 31 bilhões a trensaté R$ 105 bilhões a VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos)R$ 80 bilhões a corredores BRT e R$ 3,4 bilhões a faixas exclusivas de ônibus. O avanço dos projetos dependerá da estrutura de financiamento, com foco em concessões e parcerias público-privadas (PPPs).

Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o estudo destaca 15 projetos de transporte que somam R$ 68 bilhões em investimentos. A estimativa de implantação dos projetos é para o ano de 2054. Contempla a extensão do acanhado Metrô Rio, a conversão do BRT para VLT além da novidade de implantação de novos BRTs com veículos elétricos.

Projetos de Metrô (94,2 km de extensão)

  • Nova linha Alvorada – Cocotá
  • Extensão do Metrô Gávea – Del Castilho
  • Ampliação da Linha 2 até Praça XV
  • Trecho Centro – Deodoro
  • Conexão Praça XV – São Gonçalo

Projetos de VLT (107,6 km de extensão)

  • Conversão do BRT TransOeste em VLT
  • Conversão do BRT TransCarioca em VLT
  • Novo VLT Botafogo – Leblon – Gávea
  • VLT Niterói – Centro – Charitas
  • VLT São Cristóvão

Projetos de BRT elétrico (78,1 km de extensão)

  • BRT TransBaixada
  • Extensão do BRT TransBrasil até Santa Cruz
  • BRT Campo Grande – Magarça
  • BRT Jardim Oceânico – Taquara – Freguesia

As iniciativas também incluem a requalificação completa do sistema de trens urbanos, com foco na modernização da frota, melhorias de infraestrutura e aumento da eficiência operacional.

Por Renato Lobo – Editor Via Trolebus