28.11.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Assessoria de Imprensa - AmstedMaxion Data: 27/11/2025

Luciano Monteiro Florence Ribeiro, plant manager da fundição de areia da AmstedMaxion.
A AmstedMaxion, maior fundição de aço da América do Sul e com mais de 82 anos de atividades nos segmentos ferroviário e industrial, venceu a premiação da publicação Maiores e Melhores do Transporte, da OTM Editora 2025. A empresa foi reconhecida como a “Melhor entre as Maiores” na categoria Indústria Ferroviária.
Em sua 38ª edição, a cerimônia reuniu empresários dos setores de transporte e industrial no último dia 25, no Hotel Unique, para homenagear as empresas que mais se destacaram no setor. As vencedoras são classificadas com base nos balanços financeiros de 2024, analisados por uma equipe especializada contratada pela OTM Editora.
A AmstedMaxion tem se destacado na publicação há alguns anos, recebendo os prêmios nos anos de 2016, 2020, 2021 e 2022. Com uma capacidade anual de 28 mil toneladas em peças de aço carbono e baixa liga, e até 80 mil rodas ferroviárias para vagões e locomotivas, o prêmio demonstra o comprometimento da empresa com os segmentos em que atua, investindo em tecnologia, inovações e sustentabilidade e garantindo componentes mais robustos, eficientes e alinhados às necessidades do mercado.
A publicação da OTM Editora, com 38 anos de tradição, traz em seu conteúdo dados dos balanços anuais das empresas, por meio dos quais é feito um ranking das melhores e maiores em todos os modais de transporte do setor (rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e fluvial), além de considerar também as melhores empresas de implementos, carrocerias, pneus, logística e de soluções para o segmento de transporte.
Sobre a AmstedMaxion
Nascida a partir da FNV (Fábrica Nacional de Vagões), a AmstedMaxion atualmente é formada pela união das empresas norte-americanas Amsted Rail Inc. e The Greenbrier Companies, além da brasileira Iochpe-Maxion. Localizada em Cruzeiro – SP, possui mais de oito décadas de atuação no mercado ferroviário e industrial, sendo considerada a maior fundição de aço da América do Sul.
Com capacidade instalada de produção de 28 mil toneladas em peças fundidas e 80 mil rodas ferroviárias por ano, utiliza tecnologia de ponta para produzir peças de 10 quilos a 3,5 toneladas, em aço carbono e baixa-liga.
Desenvolve e produz fundidos ferroviários para truques e sistemas de choque e tração, e rodas ferroviárias fundidas para vagões e locomotivas. No segmento industrial, produz peças que abastecem os setores de mineração, de máquinas e equipamentos para construção civil/caminhão fora de estrada e sucroalcooleiro. Saiba mais em www.amstedmaxion.com.br.