Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

A Hidremec ampliou o seu portfólio e diversificou a linha produtiva dentro do mercado ferroviári

07.02.2022 | | Notícias do Mercado

A Hidremec, fabricante brasileira de dormentes de aço, celebra 21 anos de atendimento ao mercado ferroviário brasileiro hoje, 02 de fevereiro. Ao longo de sua trajetória, a empresa modernizou sua produção e investiu na capacitação de sua equipe, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da infraestrutura de transporte do País.

A empresa já produziu 5 milhões de dormentes de aço, que estão presentes nos principais corredores ferroviários do Brasil. A localização estratégica da fábrica em Cariacica (ES) permite o escoamento da produção e recebimento de matéria-prima utilizando os modos ferroviário, rodoviário e aquaviário.

Os dormentes de aço produzidos são de alta durabilidade e certificados pelo Laboratório de Ensaios Dinâmicos da Unicamp (LABEDIN). A fábrica da empresa conta com automação em uma parte do processo de produção, complementando o trabalho da equipe.

Com resultado de um processo longo e estruturado, a Hidremec ampliou o seu portfólio e diversificou a linha produtiva dentro do mercado ferroviário, fornecendo chaparias de Aparelho de Mudança de Via (AMV), contratrilho de ponte e outros materiais ferroviários, atendendo ainda mais as necessidades do mercado. Essa ampliação se deu com a associação com a BR Rail Equipamentos, onde a Hidremec possui participação acionária.

“O nosso propósito é contribuir com a transformação e desenvolvimento das ferrovias de forma responsável, sustentável e continua, com integridade no processo produtivo e entregando para o mercado ferroviário materiais de excelência e alto padrão de qualidade”, explica o Diretor da Hidremec, Carletto Gordano.

Expansão da malha ferroviária

O Governo Federal lançou no ano passado o programa Pro Brasil, que visa a ampliação da participação ferroviária na matriz de transporte brasileira. Segundo o Ministério da Infraestrutura, os 22 projetos aprovados até o momento têm projeção de atingir R$ 102,85 bilhões em investimentos e 6.880 quilômetros em extensão de novos trilhos. As propostas autorizadas foram feitas por 13 empresas e passam por 14 Estados.

“Diante do cenário de forte expansão do mercado ferroviário e por possuir um processo produtivo automatizado e ágil, com capacidade de produção de 60 mil dormentes/mês, a Hidremec acredita e investe no desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil. Estamos otimistas com o programa do governo e esperamos que ele seja concretizado para elevar o patamar das ferrovias no transporte de cargas em todo o Brasil”, explica Gordano.

Impactos da Pandemia

A pandemia causada pela Covid-19 impactou a vida em sociedade e a economia brasileira, sendo necessária a adoção de medidas sanitárias para reduzir a proliferação do vírus. Diante deste novo cenário, a Hidremec estruturou seu plano de contingência para segurança e bem-estar dos seus funcionários, seguindo as diretrizes publicadas pelo Ministério da Saúde e as recomendações dos órgãos de saúde municipal e estadual.

Gerando mais de 100 empregos diretos e indiretos, a Hidremec manteve todas as suas operações em funcionamento sem interrupções diretas ao longo de quase dois anos de pandemia. O pleno funcionamento da fábrica foi possível com o empenho de todos os colaboradores. Foram realizadas diversas ações relacionadas à prevenção e mitigação da propagação do Coronavírus, com orientações e suporte necessários para que os profissionais estivessem seguros e com as condições de trabalho e saúde adequadas.