Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

ABIFER Na Mídia: Problemas de infraestrutura barram crescimento econômico no País

31.08.2018 | | Uncategorized

A dependência rodoviária ficou explícita com a greve dos caminhoneiros. Mas a infraestrutura deficitária não é novidade no Brasil. Dos 37 mil quilômetros de ferrovias, apenas 11 mil funcionam adequadamente. O gerente da Valec, estatal ferroviária, Francisco da Costa, ressaltou que o governo depende do capital privado.

Atrasos e trechos inacabados geram altos prejuízos, R$ 12 bilhões anuais somente na ferrovia Norte Sul. O consultor Frederico Bussinger defendeu o modelo privado norte-americano.

O Governo federal quer estender os contratos privados por mais 30 anos. O Ministério Público Federal contestou a legalidade. O presidente da Associação da Indústria Ferroviária, Vicente Abate, confia numa reação do setor.

Os trens deveriam carregar cargas em geral e não apenas minério de ferro e grãos, ressaltou o secretário da Associação dos Transportes Ferroviários, Jean Pejo.

Os setores produtivos reclamam que a infraestrutura retira a competitividade nacional, em um país marcado por altos impostos e excessos tributários.

Fonte: Jovem Pan
Data: 27/08/2018