Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ABIFER visita Parque Tecnológico São José dos Campos

08.11.2022 | | ABIFER News

O MetroHub – Hub de Inovação em Mobilidade do Metrô, foi implantado em 22 de setembro no Parque Tecnológico de São José dos Campos – PqTec.

O Parque foi a primeira instituição a obter o credenciamento definitivo do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos no Estado de São Paulo e atualmente é o maior hub de inovação do Brasil, sendo um relevante ponto de conexão entre empresas de todos os portes que crescem exponencialmente, além de startups, entidades governamentais, universidades, institutos de pesquisa, sociedade civil, bem como oportunidades de fomentos e investidores. Considerado um ecossistema amadurecido de inovação, o PqTec está presente em todas as etapas de um negócio, desde a ideia até a sua internacionalização.

Sob gestão da Diretoria de Assuntos Corporativos, pelo Departamento Corporativo de Inovação (DA/NIT), e com gestão dos projetos pelas áreas de eficácia correspondentes, a iniciativa de inovação aberta, tem o objetivo de impulsionar a capacitação on-the-job dos metroviários e a interação com o ecossistema de inovação em busca de soluções para os desafios da Companhia, bem como promover a utilização da infraestrutura de P&D do Parque, direcionando a Companhia para uma posição mais próxima do estado da arte em tecnologia e inovação.

Além de promover os encontros com as equipes, o DA/NIT também avançou na estruturação de método de prospecção e networking, na jornada de inovação aberta e aprofundou estudos com o Squad de Contratação Pública de Inovação da Companhia, formado pelas áreas NIT, GCP e GJU. Foram realizadas também reuniões de trabalho com EmbraerX, Nestlé e a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos.

Visitas Técnicas – Ao longo do primeiro mês o Metrohub recebeu algumas visitas técnicas, como a do presidente da EMTU, Francisco Wakebe, em 14/10, a do presidente da Associação Brasileira da Industria Ferroviária – ABIFER, Vicente Abate, acompanhado do presidente do Metrô, Silvani Pereira e do Diretor de Engenharia do Metrô, Paulo Meca, em 27/10.

Foto: MetrôSP