Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Airbus e Alstom firmam parceria para prover cibersegurança ao transporte ferroviário

09.09.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor
Data: 08/09/2021

Airbus SE e a Alstom SA estão aprofundando uma parceria em segurança cibernética para conter as ameaças que dizem estar crescendo contra os sistemas de transporte ferroviário.

Os fabricantes franceses de aviões e trens assinaram um acordo de cooperação para fornecer sistemas de segurança às operadoras ferroviárias, de acordo com um comunicado na quarta-feira.

A mudança ocorre à medida que as redes e os medidores urbanos e bondes se tornam cada vez mais dependentes de software.

“É uma questão muito importante para a indústria ferroviária”, disse Eddy Thesee, vice-presidente de segurança cibernética da Alstom, em uma entrevista.

As redes se transformaram em grandes centros de tratamento de dados com as mesmas vulnerabilidades das operações de software mais clássicas, disse ele.

Um ataque de ransomware à operadora ferroviária alemã Deutsche Bahn AG em 2017 causou turbulência nos computadores, enquanto um incidente semelhante em São Francisco um ano antes afetou o sistema de trânsito da cidade.

A Airbus desenvolveu uma divisão de segurança cibernética para a aviação militar e comercial que agora está estendendo para o transporte ferroviário o acordo.