05.08.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Metrô CPTM
Data: 05/08/2024
Dias após devolver trens da Série 7500 à CPTM, a ViaMobilidade recebeu a 31º composição da Série 8900, fabricada pela Alstom.
Com a nova unidade, a concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda ainda tem cinco trens pendentes de entrega.
Como o site mostrou recentemente, a maior parte da nova frota já está em operação e mais trens devem se juntar à operação nas próximas semanas.
Fabricadas em Taubaté (SP), as novas composições são do modelo Metropolis, mas com modificações para prestarem serviço nos dois ramais de trens metropolitanos.
A despeito de serem modernos e mais capazes, os novos trens dependem de outros investimentos para operarem da forma mais eficiente.
Entre eles está a infraestrutura de energia e sinalização mais moderna, além de melhorias nas vias, que estão sendo executadas pela concessionária.
No entanto, para reduzir o intervalo entre as viagens, um dos maiores desejos dos usuários, será preciso aprimorar a sinalização dos dois ramais.
A CPTM havia lançado projetos de implantar o CBTC na Linha 8 mas eles foram abandonados.
Segundo entendimento deste site, a empresa deverá investir em um novo sistema de sinalização, o ETCS (European Train Control System), que será incluído em um novo aditivo como compensação por outras obrigações retiradas do contrato.
Usado na Europa, o ETCS tem uma vantagem perante o CBTC e o ATC: ele não é uma tecnologia proprietária, portanto, permite que trens de outras operadoras circulem pelas vias das outras e vice-versa.
O plano da atual gestão é que a malha que outrora pertenceu à CPTM possa operar com empresas circulando em todas as áreas, se assim for de interesse do serviço.