Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ANTT e Vale se reúnem para alinhamento estratégico sobre cronograma de ações em 2023

06.03.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: ANTT
Data: 03/03/2023

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu, na tarde dessa quinta-feira (2/3), representantes da Vale, empresa que detém a concessão de importantes trechos ferroviários do país, para debater resultados recentes e acompanhar as entregas previstas, em contrato, para 2023.

Uma das pautas de destaque do encontro foi o andamento das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). Na ocasião, foram apresentados o cronograma de ações e os principais desafios da obra, como as desapropriações. Quando estiver em atividade, a Fico vai conectar o Vale do Araguaia e as Ferrovias Norte-Sul (FNS) e Integração Oeste Leste (Fiol), viabilizando a criação de corredores alternativos para o escoamento de grãos do Centro-Oeste brasileiro, que reduzirão custos logísticos e, consequentemente, trarão maior competitividade ao produto do agronegócio brasileiro no mercado internacional.

Durante a reunião foram discutidos ainda o plano de investimentos para este ano, a entrega de projetos obrigatórios, a modernização do contrato da Vale com a VLI.

O encontro é parte da agenda constante da ANTT, que desde o início do ano vem promovendo reuniões com as concessionárias para alinhamento estratégico das metas previstas para 2023. De acordo com o diretor-geral, Rafael Vitale, a intenção é estabelecer uma aproximação dos cronogramas e planejamento das concessionárias afim de aprimorar os mecanismos de gestão contratual com as empresas.