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Arco Oeste-Sul: o que é a futura linha da CPTM?

09.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 06/09/2022

O termo de referência da licitação de anteprojeto de engenharia e estudo ambiental da Linha 22-Marrom, do Metrô, divulgado nesta segunda-feira, não só trouxe detalhes preciosos sobre o novo empreendimento como jogou luz sobre um antigo ramal pensado pela CPTM, o Arco Oeste-Sul.

A denominação apareceu no documento como um dos pontos de conexão da Linha 22, especificamente na futura estação Monte Belo, perto da divisa de São Paulo com Osasco. Anteriormente conhecida apenas como “Arco Sul”, a linha pretende conectar o ABC Paulista a Alphaville, com um traçado perimetral que atenderá municípios como Santo André, São Bernardo, Diadema, Taboão da Serra, Osasco, Carapicuíba e Barueri.

O traçado surgiu em um mapa divulgado pelo governo do estado, mas que só mostrava o trecho entre Tamboré e a estação Jurubatuba, no sul da capital, onde faria conexão com a Linha 9-Esmeralda. Já o trajeto de Jurubatuba até Santo André foi apresentado no PITU 2030 (Plano Integrado de Transportes Urbanos), onde se conectaria à extinta Linha 18-Bronze na região do Paço Municipal de São Bernardo.

Apenas o trecho Barueri-Jurubatuba teria cerca de 39 km e 19 estações e chegou a ser previsto para 2025. Ao todo, o ramal poderia chegar a 65 km, trajeto que poderia ser ainda maior já que a CPTM também planejava sua integração à Linha 14, que sairá de Santo André em direção à Guarulhos.

A permanência do Arco Oeste-Sul nos mapas oficiais é um sinal de que o projeto se manteve válido, a despeito da enorme dificuldade de se viabilizar uma linha ferroviária que passaria muito longe das áreas centrais da Grande São Paulo. Tem sido comum nas sucessivas gestões estaduais priorizar ramais radiais, que levem os passageiros até pontos centrais, onde há oferta de empregos e serviços.

Não se sabe qual demanda o Arco Oeste-Sul poderia ter, mas certamente ela teria um perfil bem distribuído, servindo como atalho para que os usuários evitassem viagens mais longas entre pontos distantes da capital. Seria uma espécia de “anel ferroviário” parcial, se incluído a Linha 14, algo que ajudaria a equilibrar os deslocamentos de pessoas pelo sistema.

No entanto, o cenário do projeto é bastante distante. Em março de 2021, o jornal Giro S/A, circula na região de Barueri, Cotia, Itapevi, Santana de Parnaíba e Osasco, publicou um artigo comentando sobre o então Arco Sul. Ao ser questionada, a CPTM afirmou na época que “O Arco Sul é sim projeto da companhia. Porém ele será reelaborado e talvez reprojetado”. A companhia disse ainda que o traçado será definido no PITU 2040, que está sendo preparado atualmente e estabelece os planos de expansão do transporte público até 2040.