Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Assembleia Legislativa se mobiliza contra a suspensão do transporte de cargas na Ferrovia São Paulo-Paraná

18.01.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Bem Paraná
Data: 17/01/2024

Um dos mais tradicionais ramais ferroviários do Brasil teve a suspensão de suas atividades oficializada ontem (16 de janeiro). Segundo a Rumo Malha Sul, responsável pela operação e por anunciar a desativação do ramal que liga Londrina, no norte do Paraná, a Ourinhos, no Interior de São Paulo, a decisão se justifica pela falta de demanda de serviços de transporte no modal ferroviário.

A decisão, contudo, já gera repercussões no mundo político, com manifestações de membros da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Nesta quarta-feira (17 de janeiro), por exemplo, os deputados Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD) assinaram um requerimento protocolado na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em que pedem explicações do órgão sobre a paralisação da linha férrea de 217 quilômetros entre Londrina e Ourinhos (SP), operada pela Rumo Logística. Os deputados também estão enviando ofícios à direção da Rumo, ao Ministério dos Transportes e ao Tribunal de Contas da União (TCU) questionando a suspensão da operação da linha férrea de 217 quilômetros.

O trecho entre o Paraná e São Paulo era uma importante via de transporte de combustíveis, grãos e fertilizantes que só no ano passado movimentou mais de 100 mil toneladas de cargas em seus trilhos. A última operação comercial foi realizada em dezembro do ano passado. Para 2024, contudo, a empresa alega que não houve demanda suficiente. Uma reabertura do ramal não é descartada, mas dependeria de “discussões da renovação da Malha Sul, que foi qualificada pelo conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal”.

Confira a reportagem completa no Política em Debate

 

Leia mais

https://cbnlondrina.com.br/materias/setor-produtivo-reage-apos-desativacao-de-ramal-ferroviario-londrina-a-ourinhos