Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Associadas da ABIFER expõem na 54ª reunião do GPAA; entidade é apoiadora institucional do encontro

21.11.2025 | | ABIFER News

Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2025, em São Paulo (SP), acontece a 54ª Reunião do GPAA – Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária, um dos mais especiais fóruns técnicos do setor metroferroviário brasileiro.

A ABIFER participa como apoiadora institucional, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a melhoria contínua da operação e manutenção ferroviária no país.

O presidente da ABIFER, Vicente Abate, estará presente acompanhando as discussões e atividades técnicas ao longo dos três dias de evento, que tradicionalmente reúne especialistas de operadoras, fabricantes, engenheiros, gestores e profissionais da área de manutenção.

Criado em 1999, o GPAA tem como objetivo promover uma ampla troca de experiências entre as operadoras metroferroviárias brasileiras, abordando problemas comuns, soluções adotadas, modernizações implementadas e inovações aplicadas aos sistemas de transporte de passageiros. A pauta é construída de forma colaborativa, com temas previamente enviados pelas operadoras, incluindo assuntos relacionados a material rodante, via permanente, oficinas, energia, telecomunicações, sinalização e controle, bilhetagem, edificações e logística de manutenção.

A edição deste segundo semestre acontece no Pátio Guido Caloi, anexo à Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás, e tem a ViaMobilidade como operadora anfitriã.

Entre as empresas que apoiam o encontro como patrocinadoras e expositoras, estão diversas associadas da ABIFER: CBFA, Eagle, Empretec, Grupo Brastan, Loram, Plasser do Brasil, Retesp e Wabtec, reforçando o protagonismo da indústria ferroviária nacional e sua contribuição para a modernização do setor.

Informações adicionais, agenda e atualizações do encontro estão disponíveis no LinkedIn oficial do GPAA, clique aqui para acessar.

A ABIFER parabeniza a coordenação do GPAA pela realização o encontro e pelo convite. Serão três dias de debates, apresentações e trocas de conhecimento que fortalecem a integração entre operadoras e fornecedores, impulsionando avanços técnicos e boas práticas para a operação metroferroviária no Brasil.