Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ÁUDIO: Monotrilho da 15-Prata terá 19 novos trens e Ipiranga ganhará nova estação permitindo integração com a 10-Turquesa da CPTM

12.02.2021 | | Notícias do Mercado

Segundo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, os recursos para essas ações já estão garantidos

 

Baldy em evento na Vila Prudente

A linha 15-Prata de monotrilho, que atende à zona Leste da capital paulista, terá 19 novos trens.

A informação é do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante entrevista para a imprensa nesta terça-feira, 9 de fevereiro de 2021, em resposta a uma pergunta do Diário do Transporte.

Baldy também falou de uma futura integração deste sistema com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

De acordo com o secretário, os recursos para a compra destes trens já estão garantidos e as composições devem ser encomendadas  uando for iniciada de fato a expansão da linha em direção a Cidade Tiradentes, precisando assim da construção de um novo pátio, o da Ragueb Choufi que já está em projeto.

INTEGRAÇÃO COM A LINHA:

Outro assunto abordado  por Baldy é que o monotrilho chegará ao bairro do Ipiranga conectando o sistema à linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra).

Para a integração ocorrer, será construída do zero uma nova estação que dará lugar à existente no local, seguindo o exemplo da estação Tamanduateí também da 10-Turquresa que foi concebida em um projeto unificado e recebe os trens da CPTM e a linha 2 do Metrô .

“Nosso desejo é iniciar o mais rápido possível [a expansão/obra].  Já conseguimos os recursos suficientes para que a gente possa executar esse projeto, executar esta obra aqui de Vila Prudente até Ipiranga, levando o monotrilho da Linha 15-Prata e construir a nova estação Ipiranga seja da CPTM, seja do Metrô de forma integrada.” – disse Baldy que completou que informando que será realizada uma negociação para a compra dos trens de monotrilho.

“Nós também já conseguimos os recursos para estender o monotrilho no seu outro sentido, que os projetos estão sendo analisados, já bem em fase de evolução para construir o Pátio Ragueb  Choufi, a negociação de novos trens, são dezenove novos trens, e extensão da Linha 15-Prata conforme o governador João Doria mencionou em eventos anteriores”.

Essas expansões e obras que já possuem o recurso, também implicaram na decisão anunciada do Governo do Estado de ampliar a estação Vila Prudente para acompanhar a demanda que sairá de 55 mil para quase 90 mil pessoas por dia nos próximos anos.

Relembre.

 

Fonte: Diário do Transporte

Data: 09/02/2021