Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Blairo Maggi é o Ferroviário do Ano de 2022

09.03.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Revista Ferroviária
Data: 06/03/2023

A força do agronegócio e sua importância para as ferrovias e para a economia brasileira como um todo levou à escolha do empresário e produtor Blairo Maggi como Ferroviário do Ano de 2022, na retomada do Prêmio Revista Ferroviária pós-pandemia. Blairo, atualmente presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), é um legítimo representante desse setor que só ganha importância como carga para as ferrovias no Brasil.

“Sinto-me honrado com essa escolha e precisamos muito das ferrovias para equilibrar os custos de escoamento da produção”, declarou Blairo Maggi ao ser informado da premiação. “Se as ferrovias tivessem mais capacidade de carga, com certeza estaríamos transportando muito mais. Hoje ainda faltam vagões para escoar a produção agrícola brasileira e acabar com o mito de que o trem concorre com o caminhão. O trem não chega na fazenda e o caminhão é um complemento importante na cadeia de transporte”, completou.

No ano passado, as ferrovias brasileiras transportaram 64,5 milhões de toneladas de grãos, apesar dos efeitos climáticos que levaram a uma retração no setor agrícola em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Olhando pelo retrovisor, considerando apenas os cinco anos anteriores, houve um incremente de 100% na carga agrícola nas ferrovias. Em 2017, depois de vários anos transportando em torno de 30 milhões de toneladas, o escoamento de grãos pelas ferrovias brasileiras deu um salto para 47 milhões de toneladas e, apesar de um ligeiro declínio em 2021, chegou ao recorde de transporte em 2022.

Esse ano de 2023 a produção agrícola brasileira deve bater novo recorde de produção. A estimativa é que se chegue a 312,2 milhões de toneladas, um incremento de 15% (40,8 milhões de toneladas) em relação a safra 2022. No ano passado, as exportações do agronegócio somaram US$ 159,09 bilhões, com alta de 32% em relação ao ano anterior. Menos da metade desse total chegaram aos portos através das ferrovias, o que mostra o quanto o setor ainda pode crescer nesse segmento.

A entrega do prêmio de Ferroviário do Ano a Blairo Maggi ocorrerá num jantar festivo, precedido de coquetel, no dia 27 de abril, em São Paulo. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (Ferroviário do Ano de 2017), aceitou o convite da Revista Ferroviária para entregar pessoalmente o prêmio a Blairo Maggi.