02.12.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: O Globo Data: 28/11/2024
O Banco do Nordeste liberou, nesta quinta-feira (28), R$ 3,6 bilhões para a construção do trecho da ferrovia Transnordestina. O repasse foi confirmado com a assinatura da ordem de serviço em solenidade fechada com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT).
Os recursos serão transferidos para a Transnordestina Logística (TLSA), concessionária responsável pelo trajeto entre Eliseu Martins (PI) e Pecém (CE). Trata-se de crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), autorizado pela Sudene por meio de assinatura do aditivo no início deste mês.
As obras da Transnordestina começaram a ser retomadas em ritmo mais acelerado no ano passado, apoiada por investimentos federais, segundo avaliação do governo. Com a assinatura da ordem de serviço, o governo espera avançar com as obras em 55 quilômetros de malha ferroviária, entre as cidades de Quixadá e Itapiúna, no Ceará, correspondente ao Trecho 7 (ou Lote 7) do projeto.
Na avaliação do governo, com a entrega do Trecho 7 , ficará pendente o ramal de 169 quilômetros para a chegada da ferrovia até o porto do Pecém. Com isso, será concluída a “Fase 1” do projeto. Essa fase compreende o ramal de Eliseu Martins até o porto cearense.
A Transnordestina conta ainda com outro “braço”, que se estende até Salgueiro, em Pernambuco. Segundo o Ministério dos Transportes, 676 quilômetros de trilhos da Fase 1 da Transnordestina foram entregues e outros 151 quilômetros estão em execução. As obras são executadas entre os municípios de Acopiara e Quixadá (Lotes 4, 5 e 6).
Dentro do cronograma da TSLA, informado ao governo, a ferrovia deve iniciar em operação assistida em 2025, com os primeiros vagões carregados especialmente com soja, farelo de soja, milho e calcário, saindo do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí em direção a região centro sul do Ceará e algumas regiões de Pernambuco.
Segundo o governo, o projeto completo da ferrovia Transnordestina possui 1.757 quilômetros de extensão, dos quais 1.209 quilômetros integram a fase 1. O empreendimento é tratado como um dos projetos prioritários do Novo PAC.
O ramal de Pernambuco, que sai de Salgueiro em direção ao Porto de Suape, acomoda 548 quilômetros, com previsão de investimento de R$ 450 milhões até 2026. O trecho pernambucano tinha sido excluído do projeto em 2021, com obras até as proximidades da cidade de Custódia.
Apesar da solenidade ocorrer a portas fechadas, a assinatura do aditivo contratual, no Palácio do Planalto, contou com uma lista extensa de políticos com base eleitoral na região Nordeste, entre ministros, parlamentares, governadores e prefeitos. O Ministério dos Transportes foi representado pelo ministro em exercício, George Santoro. Além dele, os ministros Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Integração), Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) também estiveram na cerimônia.