Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Brado atinge recorde de movimentação de 100 mil contêineres

15.12.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Canal Rural
Data: 13/12/2022

A operadora logística multimodal Brado registrou recorde histórico, com movimentação de cerca de 100 mil contêineres em 2022, até o momento, considerando mercado interno, exportação e importação, informou a empresa. A marca, atingida na quinta-feira (08/12), corresponde a um aumento de 26% ante o período de 1º de janeiro a 8 de dezembro de 2021. A projeção da companhia, que é bandeira branca (pode operar em qualquer malha ferroviária), é fechar o ano com cerca de 110 mil contêineres movimentados.

O mercado interno, que compreende o trecho entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT), teve o maior crescimento porcentual na movimentação, de 35%. Foram movimentados mais de 30 mil contêineres nesse trecho no período, com destaque para nutrição animal (+119%), bens de consumo (+49%), agroquímicos (+26%) e milho especial (para consumo humano, usado em indústrias alimentícias) (+26%).

“Os números reforçam o acerto da nossa estratégia de crescimento atendendo o mercado nacional”, afirma o CEO da Brado, Marcelo Saraiva, em nota. “É interessante observar que os dois fluxos cresceram, com os agroquímicos, bens de consumo e nutrição animal saindo de São Paulo com destino a Mato Grosso e o milho especial fazendo o percurso inverso.”

Na exportação, as cargas de papel e celulose que saem de Ortigueira (PR) com destino ao Porto de Paranaguá (PR) puxaram o resultado, tendo adicionado uma média de 1,3 mil contêineres mensais na movimentação da companhia. A operação, que começou em setembro de 2021, já atingiu todo o potencial projetado para 2022, segundo a Brado. A exportação de algodão também teve crescimento. O fluxo de pluma de Rondonópolis (MT) ao Porto de Santos (SP) aumentou mais de 60% na comparação com igual período de 2021, conforme a Brado.

Na importação, o destaque foram os defensivos agrícolas, com incremento de 65% em relação ao período de janeiro a 8 de dezembro do ano passado. O produto ainda teve aumento na movimentação no mercado interno, crescendo 32% na mesma base de comparação.

A Brado combina o transporte de contêineres por ferrovia em distâncias longas e por rodovia nas curtas. Tem estrutura própria de 19 locomotivas, mais de 4,9 mil contêineres e 2,9 mil vagões, além de equipamentos, armazéns e terminais, complementada por meio de parcerias nos principais centros de consumo do país.