Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Brasil perde US$ 750 milhões em grãos devido a gargalo logístico na exportação

01.06.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Globo Rural
Data: 30/05/2023

O Brasil perde, por safra, US$ 750 milhões em grãos, como soja e milho, por conta de gargalos logísticos durante o transporte para exportação, afirmou a diretora executiva da VLI, Carolina Hernandez, nesta segunda-feira (29/5).

“Quando a carga passa de um modal para outro, há um pouco de quebra. Se somarmos isso temos uma perda estimada em 1,53% da produção, o que representa cerca de US$ 750 milhões que deixamos na mesa desde o ponto de origem ao ponto de destino”, disse ela, durante evento da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Hernandez ressaltou que houve crescimento nas capacidades da malha ferroviária brasileira e das hidrovias, mas, ainda assim, a competitividade segue inferior à de concorrentes na exportação de commodities.

Com base em dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), Hernandez comentou que, no Brasil, o modal rodoviário para escoamento de soja e milho representa 38% do transporte, enquanto nos EUA este percentual fica em 14%. Por outro lado, as hidrovias representam 19% para os brasileiros e 55% para os americanos.

O custo logístico total para transportar uma tonelada por caminhões chega a ser três vezes superior à despesa em ferrovias, de acordo com a executiva da VLI. Na comparação com as hidrovias, o custo para transporte por rodovia chega a ser seis vezes maior.

Para solucionar estes gargalos, ela acredita que a chave é a integração, além de aumento nas capacidades das matrizes ferroviária e hidroviária. “Só com integração vamos conseguir competitividade para que os modais brasileiros concorram com os demais países.”

Portos

Carolina Hernandez disse que o Brasil precisa elevar em cerca de 70 milhões de toneladas sua capacidade portuária para continuar dando vazão às exportações do agronegócio, uma vez que o porto de Santos (SP) está próximo de atingir a máxima nos próximos anos.

O cálculo considera a capacidade atual, as melhorias já previstas no porto e a demanda estimada para embarques de grãos e açúcar.

A diretora da VLI afirmou que o porto de Santos representa 41% das exportações nacionais de grãos e açúcar. Atualmente, a capacidade de embarque da unidade está em 77 milhões de toneladas úteis (TU) e deve atingir em torno de 104 milhões de TU até 2035.

Já a demanda para embarque dos produtos citados estava em 70 milhões de TU em 2022, passará para 111 milhões em 2030 e está estimada em 121 milhões em 2035, superando a capacidade do porto.

Os demais portos do país estão em crescimento, porém Santos ainda deve seguir com a maior representatividade no escoamento de cargas.

Rastreabilidade

A companhia de soluções logísticas VLI está avaliando possibilidades de melhora nos níveis de rastreabilidade das cargas que são transportadas, em meio a um aumento de exigências dos compradores externos, disse Carolina Hernandez.

“Temos a responsabilidade de começar a criar soluções para isso (…) Estamos analisando em quais sistemas dá para fazer”, afirmou a diretora.

Ela destacou, no entanto, que não será possível “ferir a capacidade” dos sistemas da empresa para melhorar a rastreabilidade. Sem detalhar, a executiva ainda comentou que “em breve teremos novidades” sobre o assunto.

Além dos consumidores mais exigentes e atentos ao caminho traçado pelos alimentos até o varejo, o setor de logística deve lidar com a nova lei aprovada pela União Europeia que impedirá a compra de produtos ligados a desmatamento em qualquer elo da cadeia, o que exige ampliação dos níveis de rastreabilidade.