Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Campanha sobre segurança ferroviária registra participação de 500 pessoas no Tocantins

24.01.2020 | | Notícias do Mercado

Empresa de logística promoveu palestras de conscientização sobre prevenção de acidentes em ferrovias (Foto: Divulgação)

Atenta à prevenção de acidentes na linha férrea, a VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos; registrou a participação de mais de 500 pessoas em toda a ação educativa sobre segurança realizada pela empresa durante o ano de 2019.

Os principais temas abordados pela iniciativa, que abrangeu palestras em diversas cidades do Estado do Tocantins, foram a atenção ao atravessar a ferrovia e recomendações para evitar o uso da linha férrea como cenário para ensaios fotográficos. Entre outras informações relacionadas à segurança ferroviária, é importante lembrar que um trem carregado leva aproximadamente um quilômetro para parar totalmente após o acionamento dos freios.

As palestras aconteceram nas cidades de Palmas, Palmeirante, Colinas do Tocantins, Babaçulândia e Aguiarnópolis; e envolveram uma audiência variada e que abrangeu desde estudantes de escolas públicas à profissionais, como fotógrafos, motoristas do transporte escolar e ciclistas.

Para o gerente de operações ferroviárias, Walace do Nascimento Ferreira, esse trabalho realizado pelas equipes da VLI auxilia na orientação sobre travessias seguras pela linha férrea. “Uma das dicas que damos é não atravessar em locais não sinalizados, como também não utilizar atalhos, às margens da ferrovia. Todo cuidado é pouco quando se trata de segurança”, ressaltou Ferreira.

A companhia, que detém a concessão do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, conta com dois terminais no Estado do Tocantins: Porto Nacional e Palmeirante. Ambos recebem caminhões, transferem a carga (grãos) para estruturas de armazenamento e destinam o produto para os vagões dos trens. Dessa forma, a produção agrícola segue rumo ao litoral Maranhense pela ferrovia.

Aplicativo alerta motoristas

Para alertar os motoristas sobre segurança ferroviária, a VLI firmou, em 2019, uma parceria com o aplicativo Waze. Esta tecnologia permite que o usuário receba notificações sobre a necessidade de o condutor ter atenção redobrada durante a passagem em uma linha férrea. O recurso contempla cerca de quatro mil pontos de interação direta do fluxo viário com passagens de trens em várias localidades do Brasil.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. (Da assessoria de imprensa)

 

Fonte: Cleber Toledo

Data: 23/01/2020