Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Chapecó deve ganhar ramal ferroviário para receber grãos pelo Paraná

18.10.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Canal Ideal
Data: 15/10/2021

Nos próximos anos, o Oeste do Paraná e o Oeste catarinense poderão estar conectados por uma estrada de ferro. É que a ferrovia paranaense Ferroeste pediu autorização do Ministério da Infraestrutura para construir uma nova linha férrea com 286 quilômetros, ligando Cascavel (Paraná) a Chapecó. O investimento é de cerca de R$ 6 bilhões, com recursos privados.

A estrada vai atender a uma reinvindicação antiga de suinocultores e avicultores do Oeste catarinense, que dependem do transporte de milho do Mato Grosso do Sul para compor a ração animal. O transporte hoje acontece via rodovia e o custo é cerca de 30% maior em comparação com o transporte ferroviário.

Santa Catarina produz apenas 40% do milho demandado para a alimentação animal do estado. Os 60% restantes, cerca de 5 milhões de toneladas por ano, são trazidos do Centro-Oeste brasileiro.

Pro Trilhos

A construção do trecho integra o recém lançado Programa de Autorizações Ferroviárias, o Pro Trilhos, instituído pela Medida Provisória nº 1.065/21 para tornar mais atrativo o investimento em ferrovias. O programa tem regras mais flexíveis em comparação à concessão, seguindo modelo já adotado nos setores das telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário.

Em entrevista à Gazeta do Povo, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo falou sobre a iniciativa. “A expectativa é de que o novo modelo acelere as ferrovias, solucionando um gargalo logístico histórico de Santa Catarina, que é a dificuldade para trazer grãos da região Centro-Oeste do país para nutrição animal”.

Até agora, o Ministério da Infraestrutura recebeu 14 pedidos para novas ferrovias em 12 estados brasileiros, totalizando 5.360 quilômetros de novos trilhos. O total de investimento previsto é de R$ 80,5 bilhões. As solicitações estão sendo analisadas pela equipe da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), com base na medida provisória que abriu a possibilidade de ampliação da malha ferroviária nacional pelo modelo de autorizações.

Em relação à Nova Ferroeste, o traçado vai ter no total 1.285 quilômetros ligando Maracaju (MS) ao porto de Paranaguá (PR), com ramais ferroviários até Foz do Iguaçu (PR) e Chapecó (SC). A previsão é ser construída entre 2022 e 2029.