Terminal de contêineres deve operar no segundo semestre do ano que vem
A construção do Quebra-Mar Leste, principal proteção da área de manobra do empreendimento, finalizou o seu núcleo e agora, se prepara para a etapa de acabamento de seus 2,3 quilômetros de extensão. A concretagem do pátio de contêineres também foi iniciada.
“Estamos com o quebra-mar na condição final. Hoje, ele já dá proteção à operação. Recentemente, realizamos uma operação especial de embarque de peça pesada, realizada com uma licença específica dos órgãos anuentes, o que mostra a maturidade do empreendimento. Temos a perspectiva de, até o final deste ano, chegar a mais 600 metros de píer. E, possivelmente, no ano que vem, iniciar a construção do píer de carga geral”, afirmou Giuliano Guastti, diretor da Imetame.
O projeto, que começou focado na indústria metalmecânica, foi remodelado após a ‘crise do petróleo’ em 2015 e se consolidou como terminal multipropósito. A profundidade já alcançada — 17 a 18 metros no canal principal — permitirá receber navios de longo curso e dar competitividade ao Espírito Santo frente a outros portos brasileiros.
O diretor reforça ainda a importância da integração logística para que o porto atinja todo seu potencial.
“Nós temos condição de ser um hub realmente para navios de longo curso e acumular carga aqui. A conexão entre rodovia, ferrovia e logística como um todo é fundamental. Quanto mais rápido nos conectarmos e tirarmos os gargalos, mais competitivo será o Espírito Santo”, finalizou.