Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Comissão é criada para acompanhar obras de ferrovia Chapecó-Cascavel

14.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: ND Mais
Data: 12/03/2022

O anúncio da implantação do ramal ferroviário no trajeto entre Chapecó, no Oeste catarinense, e Cascavel, no Paraná, motivou os vereadores da cidade oestina a criar uma Comissão Especial para Acompanhamento da obra.

A comissão será formada pelos vereadores: Mauro Zandavalli (presidente), Marcilei Vignatti (vice-presidente) e Fernando Cordeiro (relator).

A justificativa para criação da comissão é que a obra é muito importante para a permanência e a expansão das agroindústrias do Oeste Catarinense. “Sem a ferrovia, corremos o risco de ver as empresas do setor migrando para a região central do Brasil, onde se produz o grão”, lembra o vereador Mauro Zandavalli (PSD).

A Comissão Especial terá prazo até o dia 31 de dezembro de 2022, podendo ser prorrogado, para a conclusão dos trabalhos e apresentação do relatório final.

Ligação Chapecó-Cascavel

A empresa estatal paranaense Ferroeste assumiu o trecho que tem 286 quilômetros de trilhos e uma previsão de investimento privado de aproximadamente R$ 6 bilhões, com possibilidade de geração de 122 mil novos empregos diretos e indiretos.

A ligação Chapecó-Cascavel integra projeto da Ferroeste que conseguiu, também, aprovação para ferrovia entre Maracaju, no Mato Grosso, e o Porto de Paranaguá (PR). A opção pela linha férrea reduzirá em 30% o custo do transporte de insumos, como milho e soja. Santa Catarina necessita de 7 milhões de toneladas de milho por ano e importa 5 milhões de outras regiões do país e do exterior.