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Concessão do Metrô de Belo Horizonte completa primeiro ano de operação

26.03.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 25/03/2024

Metrô BH, concessionária do sistema metroferroviário de Belo Horizonte e Contagem, completou um ano de operação. Com a promessa de revitalizar e expandir o sistema, a empresa tem atuado em diversas frentes.

A empresa é controlada pelo Grupo Comporte que também detém a operação do VLT da Baixada Santista e futuramente da Linha 7-Rubi e Trem Intercidades por meio da C2 Mobilidade Sobre Trilhos.

O pacote de melhorias para o Metrô BH é da ordem de R$ 3,9 bilhões. Para a Linha 1 deverão ser realizadas melhorias em todas as estações, através de sua modernização, bem como melhorias em sistemas, vias, rede de suprimento elétrico e outros.

Segundo a concessionária, a confiabilidade do sistema aumentou. A média de evacuações caiu de 30 ocorrências mensais para apenas uma. O tempo de percurso caiu de 55 para 46 minutos entre as estações terminais. O atraso em viagens caiu de 35 para apenas três ocorrências.

Modernização de sistemas

A partir de novembro de 2023, a concessionária iniciou o processo de renovação de sistemas. As melhorias de via permanente envolvem troca de trilhos, aparelhos de mudança de via, dormentes, lastro e fixações.

O objetivo é obter níveis mais elevados de velocidade e redução de ruído durante o trânsito dos trens. A diminuição dos intervalos e a queda de intervenções corretivas no horário operacional também são metas da empresa.

Em relação ao sistema de energia, a concessionária foca na troca de equipamentos como chaves seccionadoras, além da substituição de fios, postes e elementos de sustentação. Itens como estes aumentam a confiabilidade e durabilidade do sistema.

O cronograma da empresa estabelece que a conclusão dos serviços de modernização de rede aérea entre Eldorado e Vilarinho ocorra até março de 2026. Já a modernização da via permanente será finalizada em março de 2027.

Modernização de estações

Em dezembro de 2023 a concessionária iniciou a revitalização das estações Eldorado, Cidade Industrial, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Santa Efigênia e Vilarinho. A reforma contempla sistemas elétricos, hidráulicos, drenagem, iluminação, troca de pisos, banheiros acessíveis, etc.

O objetivo da empresa é finalizar a modernização destas estações até 2025. As demais paradas deverão passar pelo mesmo processo com previsão de entrega em 2026.

Uma nova estação deverá ser implantada na Linha 1, Novo Eldorado, adicionando mais 1,6 km ao sistema dentro de dois anos.

Linha 2

A concessionária Metrô BH deverá ainda realizar a reativação de um trecho ferroviário que fará parte da Linha 2. Segundo a empresa, as obras deverão ocorrer no primeiro semestre de 2024.

O novo traçado contará com sete novas estações ao longo de 10,5km de extensão. Serão construídas as paradas Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

O atendimento deverá beneficiar 50 mil passageiros diariamente. Ao final do processo de modernização, o Metrô de Belo Horizonte beneficiará 270 mil passageiros diariamente.

Digitalização

Enquanto as obras ocorrem, a concessionária trabalha no processo de digitalização do sistema. Em setembro de 2023 a bilhetagem digital foi adotada.

Os passageiros agora podem adquirir passagem por meio de aplicativos, além de usar cartões por aproximação nas modalidades débito e crédito.

Estações e trens contam com wi-fi gratuito. Por meio de aplicativos o passageiro também tem acesso a posição dos trens em tempo real, tornando as viagens mais previsíveis.