Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Conheça a Escola de Maquinistas da CPTM

19.12.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 18/12/2022

CPTM, em parceria com o SENAI, abriu novas vagas para alunos aprendiz para o curso de Maquinista de Trens Metropolitanos. A seleção, que deverá ocorrer através da análise do boletim escolar, será realizada até 19/12 (segunda-feira).

A histórico da escola ferroviária

O Senai James C. Stewart é o local onde o curso de maquinista será ministrado. O local possui uma íntima história com a ferrovia, já que foi criada para a formação profissional de funcionários da antiga São Paulo Railway (SPR).

O centro de formação profissional permanece em atividade desde 1954 e ao longo dos anos foi se aprimorando. A parceria com o SENAI surgiu durante a gestão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e continua até os dias de hoje com a CPTM.

O nome da escola homenageia o engenheiro escoces James Cleghorn Stewart que trabalhou na SPR e foi o último funcionário remanescente da companhia inglesa a trabalhar na RFFSA.

O curso de maquinista

O curso de Maquinista de Trens Metropolitanos possui duração de 1 ano onde o aluno receberá 800 horas de treinamento teórico e prático. Durante o primeiro semestre os alunos recebem a maior carga de conhecimentos teóricos para que no segundo semestre seja possível realizar a prática.

Além das atividades realizadas dentro da unidade de ensino, os alunos podem ter a oportunidade de realizar visitas guiadas em abrigos de manutenção e outros setores de forma que possam visualizar e reter conhecimento sobre conteúdos lecionados.

A ideia do curso é formar profissionais plenamente capacitados para realizar a condução segura e eficiente dos trens metropolitanos. Para se atingir este objetivo um grupo de professores especializados capacitados foram selecionados, incluindo ferroviários e ex-ferroviários;

Ao todo são cinco professores fixos na unidade e outros dois professores rotativos que lecionam aos alunos desde os conteúdos fundamentais até os conhecimentos específicos da profissão.

Dados sobre o curso

O curso de Maquinista de Trens Metropolitanos é inédito na unidade que contou com sua primeira turma piloto neste ano. No geral, os alunos tiveram um aproveitamento bastante elevado com rendimento de 90% das turmas. O melhor aluno teve rendimento de 98,75%

Para se formar no curso o aluno precisa obter frequência de no mínimo 75% além de aproveitamento de 50%. Isso já demonstra que o nível médio dos alunos é bastante elevado.

Além disto o curso possui alta adesão feminina com mais da metade das inscrições sendo ocupadas por mulheres, o que reforça uma tendência de crescimento numa profissão onde os profissionais são majoritariamente homens.

Levantamentos indicam que para o último concurso para o curso de maquinista foram inscritos 4731 candidatos, o que representa uma disputa de aproximadamente 169 candidatos por vaga.

A estrutura escolar

O Senai James. C Stewart agora está com em processo de reforma de suas instalações e conta com diversos equipamentos que ajudam no processo de formação dos alunos.

O prédio principal da escola passou por uma grande reforma e atualmente oferece melhores condições de conforto para quem está na instituição. Diversas salas de aula compõem o prédio que também serve como espaço para treinamento de profissionais da CPTM.

O grande diferencial da unidade de ensino são as estruturas específicas para o treinamento de pessoal. No fundo da escola está localizado a via didática que conta com diversos elementos encontrados na ferrovia como a via permanente, incluindo um aparelho de manobra, e a rede aérea com todos os seus componentes e um truque ferroviário.

Ao lado estão dispostos outros equipamentos como a estação ferroviária didática que é dotado de uma maquete de trem em tamanho real, plataforma e uma pequena bilheteria.

Equipamentos do sistema de sinalização como faróis e uma caixa de locação com equipamentos de sinalização também auxiliam os alunos para a absorção de conteúdos teóricos e práticos.

Outros equipamentos importantes são o simulador de CCO, que possibilita o treinamento e a exposição do funcionamento do controle de trens, e o simulador de trens que permite realizar a condução de diversas séries de trens sob várias circunstâncias.

A importância da prática e seus resultados

Como já referido, os alunos do curso de maquinista de trens metropolitanos recebem, além do conteúdo teórico, práticas através do simulador de trens. O equipamento adquirido pela CPTM é o mesmo utilizado para a prática de profissionais que atuam na companhia.

O simulador foi construído pela empresa espanhola Lander, que é especializada na fabricação de simuladores de condução. O equipamento pode ser dividido basicamente em três partes: Posto do instrutor, posto do maquinista e software.

O posto do instrutor é o local onde o professor realiza o acompanhamento da simulação. Neste local ele consegue visualizar as condições de operação do trem como velocidade, destino e trajeto. Ele consegue configurar as rotas e os trens a serem simulados, bem como inserir condições adversas como chuva, pessoas na via e falhas nos trens.

O posto de maquinista é o local onde o aluno receberá o treinamento. Ele é composto de uma estrutura física que é similar a cabine de um trem com banco, console e pedal para o equipamento de homem morto. As imagens são projetadas em um telão.

O console para simulação é simplificado e possui botões para abertura e fechamento de portas, manípulo de tração/frenagem e botão para freio de emergência. Os demais botões dos trens são simulados virtualmente, devido ao fato de os modelos de trens serem diferentes.

A terceira parte deste equipamento é o software de simulação. Ele é um programa exclusivo que permite a simulação de todas as séries de trens modernos da CPTM de forma que se possa reproduzir todas as condições técnicas dos trens como simulação e frenagem das mesmas. Equipamentos internos e externos também são simulados.

Os alunos recebem treinamento em todas as séries de trens disponíveis no simulador, além de realizarem funções inerentes à profissão, como o preenchimento do livro de bordo.

Como consequência deste tipo de formação, os alunos apresentam rápido desenvolvimento. Caso algum destes alunos entrassem para a CPTM para operar um trem, ao invés de receberem um treinamento de 8 meses em período integral, o tempo de capacitação seria diminuído para três meses.

Leva-se em consideração que o treinamento de maquinistas da CPTM é extremamente denso e detalhado, de forma que o profissional formado é plenamente capacitado para atuar em qualquer tipo de adversidade dos trens. Isso reforça a qualidade do curso ministrado na unidade.

Inscrições e benefícios

Para se inscrever no curso os alunos precisam ter entre 18 e 24 anos durante o período do curso. A escolaridade mínima exigida é o Ensino Médio completo e o método de avaliação será a análise o boletim do 9º ano de Ensino Fundamental II

O aluno receberá benefícios como bolsa auxílio no valor de um salário mínimo, vale refeição, vale alimentação, convênio de saúde e odontológico, etc.

O curso garante por legislação a participação de alunos PCD, sendo que 5% das vagas são reservadas para estes. Neste caso não existe limite máximo de idade para participação.

As inscrições estão sendo realizadas no site do Senai Leopoldina