Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM acelera plano para levar trem até Sorocaba

21.01.2020 | | Notícias do Mercado

Ideia é incluir serviço de passageiros no plano de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) pretende acelerar a criação do serviço de trens de passageiros até Sorocaba. A ideia é aproveitar a concessão da linha 8-Diamante, que hoje opera com passageiros até Itapevi. O projeto já existia, mas agora a empresa estuda incluí-lo no plano de concessão das linhas 8 e 9 (Diamante e Esmeralda), que devem ser transferidas para a iniciativa privada. A informação foi divulgada pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Atualmente, o governo estadual mantém em andamento o plano chamado Trem Intercidades, que pretende criar serviços de passageiros da capital para as regiões do Estado atendidas pelos trilhos da CPTM. O primeiro trecho a ser licitado é o que usará a linha 7-Rubi para levar trens até Campinas. Outros dois projetos preveem ligações com Santos e Vale do Paraíba.
No caso da linha 8, ainda não está definido se o serviço partiria da estação Pinheiros da linha 9, ou do terminal Barra Funda, ambos com conexão com o metrô. Também é estudada a possibilidade de sair da estação Júlio Prestes. Nesse caso, seria construída uma passagem subterrânea de ligação com a estação da Luz. Seriam implantadas ainda estações em São Roque, Brigadeiro Tobias e Sorocaba, pelo menos.
O plano não estava entre as prioridades do projeto Transportes Metropolitanos, mas ganhou importância com a proposta de incluí-lo na concessão das linhas Diamante e Esmeralda. Com isso, a expectativa é de que possa tornar-se mais atraente para o público e aumentar a procura pelos passageiros. Ainda não há prazo para a abertura do processo de concessão.

 

Fonte: Barueri na Rede

Data: 20/01/2020