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CPTM adia licitação para obras de reforma e ampliação da estação Palmeiras-Barra Funda

31.01.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 29/01/2022

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) comunicou no Diário Oficial deste sábado, 29 de janeiro de 2022, o adiamento sine die (por tempo indeterminado) da licitação para obras civis de reforma, ampliação, demolição e adequação dos ambientes da Estação Palmeiras-Barra Funda.

O certame, lançado em 19 de novembro de 2021, estava marcado para ocorrer na próxima terça-feira, 1º de fevereiro.

A contratação das obras tem como objetivo a modificação da estrutura da estação em função da concessão da Linha 8-Diamante e a possibilidade de concessão dos serviços da Linha 7-Rubi e implantação do TIC (Trem Intercidades até Campinas).

A CPTM quer com a reforma alterar o layout da estação, remodelando as áreas internas e promovendo melhor distribuição do quadro de empregados da companhia e de terceirizados.

A estação, inaugurada em 17 de dezembro de 1988 e projetada pelos arquitetos Roberto Mc Fadden e Luiz Carlos Esteves, passou reformas dez anos depois. Desde então, o espaço passou apenas por modificações pontuais.

A Palmeiras-Barra Funda é uma das mais movimentadas da companhia.

Localizada na zona oeste da capital paulista, faz interligação com o Metrô (Linha 3-Vermelha) e com um terminal rodoviário. A estação atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, com a circulação de, em média, 78 mil passageiros por dia (antes da pandemia o número era ainda maior: 156 mil pessoas). O acesso dos passageiros à essa estrutura é realizado por meio de escadas fixas e rampas, localizadas ao Norte pela rua Jorn. Aloysio Biondi, e ao Sul pela Av. Auro Soares de Moura Andrade.

Em outubro de 2020 a Companhia emitiu comunicado informando que iria revitalizar o espaço.

O local tem 25 mil metros quadrados e é totalmente acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

A CPTM anunciou na época que a estação terá todo o seu piso substituído, além de receber nova comunicação visual, iluminação e restauro das paredes, “gerando mais conforto aos passageiros, além de economia de energia e redução dos custos de manutenção”.

A revitalização da estação também conta com a instalação de uma nova escada rolante nas plataformas 7 e 8, o que auxiliará no desembarque e dispersão dos passageiros”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM, que garantiu que todas as obras irão melhorar a vida dos passageiros “e serão feitas de modo a gerar o menor impacto possível no dia a dia dessas pessoas”.

No caso da iluminação todas as lâmpadas serão substituídas por 2.369 modelos LED, que geram gastos menores com eletricidade.

Além disso, a área de 28.438,00 m² onde o piso é emborrachado haverá a substituição por granito, que facilita a limpeza, melhora as condições visuais na circulação e praticamente dispensa serviços de manutenção por décadas.

A comunicação visual será totalmente revista para melhorar a orientação dos passageiros e 40.000,00 m² da edificação terá a pintura totalmente restaurada, melhorando o visual do local e gera mais conforto aos passageiros.

Após o término das obras, teremos uma estação ainda mais eficiente e confortável para todos que a utilizam”, finaliza o presidente da CPTM.

ADEQUAÇÃO

Como mostrou o Diário do Transporte, a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos divulgou nesta sexta-feira, 28 de janeiro de 2022, na edição do Diário Oficial, a assinatura do contrato para adequação da estação Palmeiras-Barra Funda.

O contrato no valor de R$ 4,85 milhões (R$ 4.851.201,95) foi assinado com a empresa CLD – Construtora, Laços Detetores e Eletrônica Ltda, e tem prazo de vigência de 24 meses, sendo 12 meses para execução dos serviços e 12 meses de operação assistida.

O objetivo das obras é ampliar, requalificar e modernizar as instalações existentes, em conformidade ao plano de melhoria do sistema operacional, “viabilizando a capacidade de funcionamento das Linhas 11 – Coral e 13 – Jade implantadas, e consequentemente reativação das plataformas 7, 8, 9 e 10”.

Segundo o Edital, as intervenções previstas deverão ser realizadas nas áreas do mezanino, plataformas 7 e 8, e plataformas 9 e 10 da estação.

No mezanino serão instalados um elevador e uma escada rolante, além da realização de atividades que envolvem a adequação e complementação de rota tátil existente.

Nas plataformas 7 e 8 será executada a demolição da escada fixa, situada ao lado da escada rolante ER- 34, sendo substituída por uma nova escada rolante com especificações semelhantes à já existente. Também deverá ser realizada a readequação da rota tátil nessas plataformas, assim como a instalação de escadas metálicas de extremidade de plataforma e implantação de áreas de refúgio junto às vias.

Nas plataformas 9 e 10 será instalado um novo elevador elétrico de alta capacidade, com estrutura autoportante em perfis metálicos junto ao vértice noroeste do mezanino, possibilitando o acesso de usuários à Linha 13 – Jade.

A rota tátil dessas plataformas também deverá ser readequada.

Estão previstas ainda a instalação de escadas metálicas de extremidade e áreas de refúgio junto às vias.

Serão realizadas intervenções envolvendo instalações elétricas como a implantação de sistemas e dispositivos, assim como intervenções de instalações hidráulicas, em conformidade aos projetos a serem disponibilizados pela CPTM.