Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM apresenta novo veículo de manutenção de rede aérea e o Inovagão

29.10.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: CPTM
Data: 27/10/2021

Evento na Estação Luz teve a presença do secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e do presidente da CPTM, Pedro Moro

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entregou para a Diretoria de Operação e Manutenção da companhia a Composição de Manutenção da Rede Aérea (CMRA). Destinado para a Linha 13-Jade, o equipamento também poderá ser utilizado para os serviços de manutenção da Rede Aérea em qualquer uma das linhas da empresa. O evento ocorreu hoje (27/10) na estação da Luz, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral, com a presença do secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e do presidente da CPTM, Pedro Moro.

O veículo tem capacidade para transportar até 10 pessoas e é equipado com sanitário, cozinha, sala de reunião e até uma pequena oficina destinada às manutenções em situações de emergência para agilizar o atendimento ao longo do trecho da malha ferroviária da CPTM. Além disso, a composição é capaz de acoplar um vagão reboque com bobinas que direcionam os cabos para facilitar o deslocamento do serviço pela CMRA na Rede Aérea.

“Mais uma vez os transportes metropolitanos, no evento de hoje representado pela CPTM, se destaca ao apresentar inovação e foco na melhoria constante na qualidade da viagem oferecida ao cidadão paulistano. Essa nova composição foi projetada e produzida no Brasil e agregará ainda mais capacidade operacional à frota de manutenção da companhia”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos Paulo Galli.

“A CRMA é movido a diesel e tem como vantagens tempo menor de deslocamento, melhores condições ergométricas para realização dos trabalhos; maior segurança e plataforma elevatória com dois estágios para facilitar o trabalho em altura”, explica o diretor de Operação e Manutenção da CPTM, Luiz Argenton. “A nossa capacidade de atender ocorrências que necessitam de manutenção aumenta consideravelmente, gerando uma resposta rápida aos nossos passageiros, que terão viagens mais tranquilas e rápidas”, completa.

Inovagão CPTM
Além da CRMA, a CPTM apresentou oficialmente o Inovagão, um laboratório de inovação instalado no pátio da Estação Luz que funcionará para os colaboradores como um local para estudos, experiências, desenvolvimento e testes de projetos, produtos e novos designers, além de equipamentos que auxiliem na melhoria da prestação de serviço no transporte sobre trilhos.

Um trem ferroviário desativado (série 5500), totalmente adaptado e reformado por uma equipe interna, abriga o laboratório, que também é um espaço para treinamentos e cursos internos.

“A inovação está no DNA da CPTM, e queremos que ele seja um recurso para integração com entidades do setor de mobilidade e instituições acadêmicas. Nesse sentido, a companhia abriu um chamamento público para buscar parcerias com as universidades”, afirma Pedro Moro.