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CPTM aumenta em R$ 1 milhão valor do contrato para obras de acessibilidade das estações Prefeito Saladino e Capuava

06.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 03/10/2022

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos assinou aditivo ao contrato com o Consórcio Lopes Kalil – Lemam, formado pelas empresas Lopes Kalil Engenharia e Comércio Ltda e Lemam Construções e Comércio S.A., de execução de obras civis para adequação de acessibilidade das estações Prefeito Saladino (Santo André) e Capuava (Mauá), na linha 10 – Turquesa.

O Extrato do documento foi publicado no Diário Oficial desse sábado, 1º de outubro de 2022.

contrato original, no valor de R$ 30,6 milhões (R$ 30.669.368,49) foi assinado  em 30 de abril de 2021, com prazo de 32 meses, sendo 20 meses de execução e 12 meses de operação assistida.

O primeiro aditamento, no valor de R$ 1 milhão (R$ 1.082.669,82), foi assinado dia 30 de agosto deste ano, e tem como finalidade adequar o valor contratual com a respectiva substituição da Planilha de Quantidades e Preços Propostos, além do Cronograma Físico Financeiro, com acréscimo de valor.

O prazo não foi alterado.

 

As duas estações são antigas e não oferecem acessibilidade, o que é alvo de queixas por parte dos passageiros.

A Linha 10-Turquesa, parte da primeira estrada de ferro do Brasil construída no estado de São Paulo entre 1862 e 1867 pela São Paulo Railway – SPR, interligava Jundiaí a Santos para escoamento de café e outras mercadorias.

Atualmente a Linha 10 interliga parte da região do ABC paulista com a capital, abrangendo os municípios de São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Com início no Brás, a Linha 10 termina em Rio Grande da Serra contando com 13 estações.

Para a realização das obras a estação Capuava ficou fechada de 14 de janeiro a 15 de abril de 2022. Nesse período os trens passaram normalmente pelo local, mas não paravam na estação. Para auxiliar os passageiros, ônibus atenderam ao percurso entre as estações Capuava e Mauá. A operação do PAESE ocorreu pela NEXT Mobilidade, concessionária do sistema metropolitano sobre pneus do ABC.

HISTÓRICO DAS ESTAÇÕES:

Ao longo deste tempo foram feitas reformas, remodelações e ampliação, mas pouco foi realizado na linha quanto a acessibilidade, o que é uma reclamação constante dos passageiros.

A prioridade é para pessoas com deficiência, mas acessibilidade é para todos os passageiros, independentemente da condição, uma vez que amplia o conforto e a segurança no ambiente.

De acordo com o Edital da CPTM, o prédio atual da Estação Capuava foi construído em 1960. A estação foi aberta como um posto telegráfico em 1920, se tornando estação já com a estrutura atual em 1960.

Já o prédio atual da estação Prefeito Saladino foi inaugurado em 29 de março de 1966. O início do atendimento ao local foi em 1952, ainda apenas como uma parada para atender aos trens de subúrbio da Santos-Jundiaí.