Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM conclui projeto de iluminação em estações do ABC

12.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Repórter Diário

As estações Utinga, Prefeito Saladino e São Caetano, da Linha 10-Turquesa, fazem parte do projeto de reforma e modernização da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Desde que foram iniciadas as melhorias na região, a estação Capuava já foi reinaugurada, e a companhia concluiu o projeto de iluminação das estações.

Quem passa por uma das estações do ABC, pode conferir as lâmpadas fluorescentes que foram substituídas pela tecnologia LED, de alta eficiência energética: mais econômica, eficiente e com maior durabilidade. Além da iluminação, em novembro do ano passado, a estação São Caetano recebeu outra melhoria: uma passarela móvel que aumentou a velocidade dos trens no sentido Brás.

Modernização

A estação Prefeito Saladino está em fase de desforma de vigas e blocos do banheiro público e escavação para execução de banco de dutos. Já São Caetano se encontra na fase de construção de uma nova rampa de acessibilidade no lado norte da estação, para posteriormente ser iniciada a construção dos sanitários públicos, e Utinga em fase de adequações na passarela existente.

As reformas visam adequar as estações dentro das normas de acessibilidade e conforto laboral previstas na NR 24, que garante condições sanitárias e de conforto aplicáveis a trabalhadores em transporte público rodoviário coletivo urbano de passageiros e obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que comprova a segurança da edificação quanto a possíveis incêndios.

Prazo de entrega 

O contrato para a adequação de acessibilidade nas estações Prefeito Saladino tem prazo de 20 meses de execução e 12 meses de operação assistida, a partir da assinatura da ordem de serviço para início das obras em maio de 2021.
O contrato para adequação de acessibilidade das estações São Caetano e Utinga tem prazo de 18 meses de execução e 12 meses de operação assistida, a partir da assinatura da ordem de serviço em agosto de 2021.
Data: 11/05/2022