Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM contratará manutenção para trens da série 2070

06.07.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Portal Metrô CPTM
Data: 04/07/2023

Serviços deverão ser executados em 60 meses. Contrato possui cláusulas de desempenho prevendo redução gradativa das falhas.

CPTM disponibilizou no final de junho a licitação para a manutenção preventiva e corretiva nos trens da Série 2070. Atualmente esta frota circula exclusivamente na Linha 12-Safira.

A manutenção da frota de trens da CPTM é praticamente toda contratada junto a empresas terceiras. O contrato mais recente foi firmado com a CAF para a manutenção da série 8500.

A licitação abrange 10 composições de quatro carros da série 2070. Duas composições de quatro carros não foram contempladas devido ao fato de estarem imobilizadas.

O contrato possui basicamente dois eventos básicos. O Evento A abarca as atividades de manutenção preventiva e corretiva, já o Evento B engloba as atividades de reparo e manutenção não programada causadas, entre outros fatores, por vandalismos.

O contrato de manutenção da Série 2070 incorpora em seu escopo indicadores de desempenho que irão influenciar nos valores a serem pagos para a empresa contratada. Serão considerados os indicadores de falhas em três níveis de complexidade, disponibilidade de frota e tempo médio para reparo.

Uma Falha Nível A ocorre “quando um trem comercial, escalado para a circulação comercial e está em operação comercial, apresentar incapacidade de movimentação própria no sentido de operação, paralisando ou prejudicando a operação devido ao desempenho insuficiente ou ao risco à segurança”

A meta para as Falhas Nível A é de uma ocorrência a cada 400 mil km percorridos. Caso este valor seja inferior à 200 mil km a empresa é penalizada com perda de 10% de sua receita.

Ocorrências de Falhas A (CPTM)
Ocorrências de Falhas A (CPTM)

Uma Falha Nivel B ocorre “quando o trem comercial, em operação comercial, apresentar falha promovendo interrupções ou atrasos superiores a 6 minutos.”

Neste caso, são consideradas “as falhas nos sistemas que comprometem a segurança e o conforto do trem durante o transporte de passageiros, tais como falhas de freio, ATC / ATO / CBTC, rádio terra-trem, farol, buzina, sistema de porta e sistema ar-condicionado, desde que não se caracterizem como falha NIVEL A, serão consideradas como falha NIVEL B independentemente do tempo de atraso.”

Para as Falhas de Nivel B a meta é crescente conforme o tempo de contrato. A meta inicial é de uma ocorrência a cada 12 mil km no início do contrato, chegando até 14 mil km no final do contrato.

A empresa perderá 10% de sua remuneração caso haja ocorrências em período inferior à 9 mil km rodados (início do contrato) até 10,5 mil km (final do contrato)

Ocorrências de Falhas B (CPTM)
Ocorrências de Falhas B (CPTM)

Uma Falha Nível C ocorre “quando o trem comercial, em operação comercial ou manobra para operação comercial ou manobra no lavador de trens, apresentar falha que não seja caracterizada como falha NIVEL A ou falha NIVEL B ou Não Falha.”

Para as Falhas Nivel C é aplicada a mesma lógica do nível B. As metas são de uma ocorrência a cada 10 mil km rodados no começo do contrato até 12 mil km no final do contrato.

A empresa será penalizada em até 10% da remuneração caso a falhas ocorram em períodos inferiores a 6 mil km rodados (começo do contrato) até 7,2 mil km rodados (final do contrato)

Ocorrências de Falhas C (CPTM)
Ocorrências de Falhas C (CPTM)

A empresa deverá manter um alto nível de disponibilidade de trens para a operação. O contrato estabelece que no horário de pico a meta de disponibilidade é de 93%. Caso esse indicador esteja abaixo de 83% a empresa é penalizada em 10% da receita. Os indicadores aumentam em 1% na segunda metade do período contratual.

Disponibilidade de trens no horário de pico (CPTM)
Disponibilidade de trens no horário de pico (CPTM)

A disponibilidade no período de vale é aferida ao longo de todo o período do contrato. A meta é atingir 88% de disponibilidade. Caso o valor seja inferior a 75% a empresa perde 10% de sua remuneração.

Disponibilidade de trens no horário de vale (CPTM)
Disponibilidade de trens no horário de vale (CPTM)

O tempo para reparação de falhas também será aferido. São estabelecidos como tempo ideal para reparo o período de 180 minutos. Caso a empresa demore mais do que 240 minutos para reparar o trem, será efetuado um desconto de 10% de sua remuneração.

Cabe citar que a empresa responsável ainda deverá arcar com o socorro dos trens em casos de falhas em campo, fornecimento de peças, ferramentas e maquinário específico para manutenção.

Tempo médio para reparo de falhas (CPTM)
Tempo médio para reparo de falhas (CPTM)

A CPTM vai disponibilizar os pátios de Eng. São Paulo e Roosevelt para a atuação das equipes de manutenção. O número de linhas disponíveis é proporcional ao tamanho da frota de cada empresa.

Ainda estão contemplados no contrato a realização de uma manutenção de nível F e de 10 manutenções de nível G. A manutenção nível G engloba a revisão geral de todo o trem com a desmontagem completa da composição e reparo integral de seus componentes.

Pátio Roosevelt será cedido (Jean Carlos)
Pátio Roosevelt será cedido (Jean Carlos)

No caso das manutenções de nível G, será tolerado a realização do reparo de uma composição de quatro carros por vez, para que seja mantido um nível mínimo de disponibilidade da frota

O contrato para a manutenção de 40 carros da série 2070 terá duração estimada de 60 meses (5 anos). Não foram divulgados orçamentos para a atividade em questão. A sessão pública para o processamento da licitação ocorrerá no dia 20 de julho.