Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM deve implantar AMV em “X” na entrada da estação Brás da Linha 12-Safira

10.04.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: MetrôCPTM
Data: 04/04/2023

Novo equipamento de mudança de via permitirá manobras mais rápidas, possibilitando a redução dos intervalos na chegada da estação.

A operação da Linha 12-Safira deverá ganhar um importante incremento que poderá melhorar a circulação dos trens na estação Brás. Trata-se um um novo AMV (Aparelho de Mudança de Via) em “X”, capaz de diminuir as distâncias de manobra e permitir o aumento da velocidade operacional.

Atualmente a Linha 12-Safira opera com intervalos de aproximadamente 5 minutos e 30 segundos nos horários de pico. Apesar de ao longo dos anos o número ter sido reduzido, ainda existem pendências a serem resolvidas.

Uma destas pendências é o gargalo que é gerado na estação Brás. Em uma matéria publicada no ano de 2022, os dirigentes da CPTM afirmaram que esta região precisava de mudanças para tornar-se mais eficiente.

O resultado dos trabalhos será a implantação de um novo AMV em X na entrada da estação. Este aparelho de mudança de via possui uma construção diferenciada onde uma via pode transpor a outra reduzindo o espaço necessário para sua implantação.

Apesar da manutenção do equipamento ser mais complexa dada a quantidade de componentes e a transposição entre as duas vias ser feita em um único ponto, o novo AMV poderá diminuir a lentidão neste ponto.

O resultado prático destas medidas são a diminuição do tempo de viagem e uma melhor oferta de trens na estação.

Este equipamento, aliado ao projeto de diminuição do intervalo de trens na Linha 12-Safira para 3minutos, poderá trazer diversos benefícios para os passageiros e, inclusive, atrair mais demanda para a linha por meio da ampliação da oferta.