Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM é premiada pelo projeto de implantação de jardins de chuva em estações

20.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 14/06/2022

A CPTM recebeu na segunda-feira (6) a premiação da Associação Internacional do Transporte Público (UITP) pelo projeto “Paisagismo como infraestrutura de drenagem nas estações ferroviárias”. A iniciativa permitiu a instalação de jardins de chuva que melhoram a drenagem nas paradas.

Os jardins de chuva demonstram sua importância ao cumprir um importante papel no escoamento de águas pluviais. A primeira estação a receber a benfeitoria foi Jaraguá, na Linha 7-Rubi.

Além de beneficiar a segurança estrutural do ambiente, evitando as enchentes, o jardim também cria um ambiente de maior conforto, promove a biodiversidade local e consegue enviar água mais limpa para o lençol freático, diminuindo a sobrecarga dos sistemas de drenagem urbano.

O jardim de chuva já foi implantado nas estações de Caieiras, Ribeirão Pires e Luz. Novos projetos estão previstos com a readequação das estações São Caetano, Utinga, Prefeito Saladino e Capuava, além das melhorias em estações da Linha 12-Safira como Engº Manoel Feio e Aracaré.

Recentemente, houve a inclusão dos jardins de chuva no projeto de ampliação da plataforma 5 da estação Luz que abrirá mais espaço para os passageiros do Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade.