Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM inicia ampliação do sistema de operação automática de trens para outras linhas

28.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 26/03/2022

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) abriu licitação para contratar serviços especializados para a supervisão do fornecimento e instalação do sistema de operação automática de trens (ATO).

O aviso foi publicado no Diário Oficial deste sábado, 26 de março de 2022.

ATO é a sigla em inglês para Automatic Train Operation (Operação Automática de Trens).

Pelo ATO as composições recebem comandos diretamente do CCO. Controle de velocidade, parada programada nas plataformas e abertura e fechamento de portas são alguns dos comandos ditados diretamente do Centro de Controle Operacional da Companhia.

O sistema possibilita a autorregulação do carrossel em caso de necessidade, como atrasar ou adiantar uma composição para manter em sinergia a operação dos comboios.

A linha 13-Jade foi a primeira receber o sistema, em janeiro deste ano. Já o Expresso-Aeroporto segue operando com o antigo sistema, pois compartilha vias com outras linhas da após Engenheiro Goulart até chegar à estação Luz.

Em publicação nas redes sociais, o presidente da CPTM, Pedro Moro, afirmou: “Foram meses de trabalho para implantação do ATO nas vias, servidores do CCO, painéis de controle e console para a conexão com os trens. É um feito inédito da nossa operação, que vai ficando cada dia mais moderna, trazendo também conforto aos passageiros”.

Com a contratação para supervisão do fornecimento e implantação do ATO, a CPTM inicia a ampliação do sistema para outras linhas.

A Sessão Pública será realizada dia 06 de junho de 2022, e o edital estará disponível a partir de segunda-feira, 28 de março de 2022.