Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM quer ampliar ofertas de lugares em Expresso Turístico até Paranapiacaba

17.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Via Trolebus
Data: 15/03/2022

O Expresso Turístico é um serviço da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, sendo um trem turístico que faz viagens entre a Estação da Luz, em São Paulo, e Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí, com o objetivo de divulgar a história das ferrovias e dos trens.

O trajeto Luz – Paranapiacaba, leva os viajantes à histórica vila que foi testemunha de uma fase de expansão da tecnologia no Brasil. As opções de visitação são o Museu do Castelinho, o Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, o Parque Estadual da Serra do Mar (Itutinga Pilões), a Casa Fox, o Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular, a Casa da Memória, o Centro de Visitantes, o Clube União Lyra Serrano e o Antigo Mercado.

Aumento na oferta de lugares

Via Trolebus recentemente teve acesso a um documento que mostra os planos da companhia para 2022. No Expresso Turístico para Paranapiacaba, empresa tem planos em “ampliar 100 % da oferta de lugares”.

Ainda não se sabe sobre como a CPTM pretende aumentar os assentos. Se vai ter mais partidas com o trem atual, ou se vai colocar a disposição umalitorina para o serviço.

Estudos

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM confirmou em 2020, em uma resposta em uma rede social, estudos para usar uma litorina nos serviços do Expresso Turístico:

O Budd Rail Diesel Car, RDC ou Buddliner, uma automotora diesel, foi construída entre 1949 e 1962, e esta unidade foi reformada pela CPTM nesta década.

Chegam ao Brasil na década de 50, encomendadas pela R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal S/A), e o apelido de Litorina foi mantido para os carros da Budd e até mesmo publicado em propagandas oficiais. Nesta semana, o veículo rodou pelas linhas da companhia, conforme registro de Raphael Comitre: