Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM quer instalar câmeras em uniformes de seguranças de trens e estações de SP

02.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Folha de S.Paulo
Data: 31/05/2022

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou a compra que 160 câmeras que serão acopladas aos uniformes de agentes que fazem a segurança de trens e estações.

A intenção de compra faz parte de um edital publicado na edição desta terça-feira (31) do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Segundo o texto, além das 160 câmeras, serão adquiridas 12 estações para carregamento de imagens.

Em nota, a empresa disse que o orçamento, conforme previsto em edital, é sigiloso nesta fase do processo, a “fim de incentivar a disputa entre os licitantes”.

A sessão pública está programada para ocorrer no próximo dia 13 de junho.

De acordo com a companhia estatal, com as câmeras corporais será possível ter acesso à filmagem completa de uma ocorrência sob o ponto de vista do agente, com informações mais precisas para auxiliar investigações policiais.

No Metrô de São Paulo, seguranças já usam o equipamento de filmagem desde agosto de 2020. Na época, foram compradas 350 câmeras, ao custo de R$ 400 milhões.

Os agentes precisaram passar por treinamento específico. No caso do metrô, os dispositivos têm capacidade de gravar e fotografar em alta definição.

Ainda no caso do metrô, para usar o dispositivo é preciso apertar um botão para iniciar a gravação, que imediatamente passa a arquivar a filmagem até o momento em que é desligada pelo segurança.

O acervo da câmera é protegido com criptografia de alta segurança e não pode ser acessado pelo agente que a utilizou, para que não haja manipulação das imagens, segundo o Metrô.

Desde 2019, parte dos policiais militares também usam câmeras acopladas nos uniformes. As medidas implementadas pelo Governo de São Paulo para redução da letalidade policial, entre as quais o uso de dos equipamentos de gravação, levaram a uma queda de 36% no número de pessoas mortas em supostos confrontos no estado de São Paulo em 2021.

No Rio de Janeiro, medida semelhante entrou em vigor nesta segunda-feira (30). Nesse primeiro momento, as câmeras serão usadas em agentes de nove unidades nos bairros de Botafogo, Méier, São Cristóvão, Tijuca, Olaria, Ilha dor Governador, Copacabana, Leblon e Laranjeiras.